Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Empresas dizem que processo de arbitragem é caro, mostra levantamento

Pesquisa do Anuário da Justiça Direito Empresarial foi feito pela editora Consultor Jurídico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa do Anuário da Justiça Direito Empresarial, da editora Consultor Jurídico, revela que as empresas brasileiras acham os processos de arbitragem caros. O mecanismo é usado para resolução de conflitos empresariais.

O levantamento ouviu 155 consultores jurídicos de 1.000 grandes companhias do país entre os dias 14 de março e 23 de abril. Mais da metade deles (52%) se dizem insatisfeitos com os custos, enquanto 20% afirma que tem algum tipo de contentamento.

Montagem com um martelo de juiz - Gabriel Cabral/Folhapress

O estudo ainda revela que as empresas não têm o costume de recorrer ao mecanismo: 65,8% delas o faz com pouca frequência, enquanto apenas 26,5% costumam fazer a previsão de foro arbitral.

"A baixa expectativa em relação à arbitragem pode estar, ainda, na cultura da judicialização, que tem afastado os litigantes dos meios alternativos de resolução de conflitos", afirma o levantamento.

Entre os entrevistados, 64% afirmaram que usam pouco os instrumentos extrajudiciais disponíveis, contra 29% que têm esse hábito. Um em cada cinco diretores jurídicos tiveram que levar resultados de arbitragens à Justiça.


ESTANTE

O apresentador Luciano Huck prestigiou, na semana passada, o lançamento do livro "A Arte da Política Econômica", do Iepe (Instituto de Estudos de Política Econômica)/Casa das Garças, na livraria da Travessa, do shopping Iguatemi, em São Paulo. O pesquisador José Augusto Coelho Fernandes é o organizador da publicação, que reúne depoimentos de economistas que participaram de quase todos os governos desde os anos 1980. A ex-ministra e diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV (Fundação Getulio Vargas), Claudia Costin, é uma das personalidades que participam da obra.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.