Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Flávio Bolsonaro cobra Campos Neto por vazamento de Pix de ex-presidente

Senador diz ser difícil de acreditar que envio de dados à CPI não foi feito por 'maldade' do Coaf

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), defende que o Banco Central (BC) investigue o que chama de ilegalidades praticadas no envio de relatórios do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) à CPI do 8 de janeiro.

A instituição, que abriga o órgão de combate à lavagem de dinheiro, atualmente é comandada por Roberto Campos Neto, indicado ao cargo pelo ex-mandatário.

O senador Flávio Bolsonaro durante sessão da CPI do 8 de janeiro, no Senado, em Brasília - Edilson Rodrigues - 1º.ago.2023/Agência Senado

No mês passado, um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) enviado ao Congresso pelo Coaf apontou que Bolsonaro recebeu R$ 17,2 milhões em doações via Pix nos seis primeiros meses deste ano. Na ocasião, Flávio classificou o vazamento da informação sigilosa como um "assassinato de reputação sem precedentes".

Em conversa com a coluna nesta quinta-feira (17), o senador reafirma o seu posicionamento e diz que o Coaf enviou à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) informações que extrapolariam o que havia sido requisitado.

"É difícil acreditar que não foi de propósito, porque pegou exatamente o período das doações que o presidente Bolsonaro recebeu via Pix. É difícil acreditar que não houve uma maldade", afirma.

"O requerimento que foi aprovado na CPMI é para relações internacionais e por um período, se eu não me engano, [que vai] de abril de 2022 a junho de 2023. Eles [Coaf] mandaram até julho de 2023, e desde 1º de janeiro de 2022. Um período diferente do que foi solicitado pela CPMI", acrescenta.

Questionado se o Banco Central de Roberto Campos Neto deveria tomar alguma medida em relação às suas queixas, o senador responde positivamente. "Sim. Ele tem que ter um processo administrativo disciplinar para ver quem foi que enviou isso de forma equivocada."

Flávio ainda sugere que o vazamento do relatório, inicialmente enviado à comissão sob sigilo, alimenta uma "bateria de narrativas falsas" em relação ao seu pai. "Obviamente, houve uma ilegalidade. Isso é fato."

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.