Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Zé Celso

Funarte ajudará viúvo de Zé Celso a recuperar acervo do diretor, diz Maria Marighella

Ator Marcelo Drummond relatou a situação dos documentos após o incêndio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presidente da Funarte (Fundação Nacional das Artes), Maria Marighella, diz que deve enviar uma pessoa da autarquia para acompanhar a situação do acervo do dramaturgo José Celso Martinez, o Zé Celso. Documentos e arquivos dele foram danificados no incêndio que atingiu seu apartamento.

O viúvo de Zé Celso, o ator Marcelo Drummond, voltou ao imóvel um mês após a tragédia que tirou a vida do diretor. Agora, ele quer reaver os documentos com segurança, sem danificá-los, e depois realizar o arquivamento e conservação do material.

A presidente da Funarte, Maria Marighella - Ronny Santos/Folhapress

Drummond narrou a situação a Marighella na noite de terça (8), em um ato no Teatro Oficina, em São Paulo. À coluna, ela diz que a autarquia pode oferecer ajuda.

"Nós precisamos nos somar a essa demanda. Provavelmente devemos mandar alguém da Funarte que possa acompanhar isso de perto", conta.

O evento no teatro contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que celebrou o legado do dramaturgo Zé Celso e defendeu a criação do parque do Rio Bexiga.

O diretor foi um dos maiores defensores da implantação do espaço verde no terreno ao lado do teatro. Por 40 anos, ele e o apresentador Silvio Santos, proprietário da área, brigaram pelo local.

Marighella diz que Zé Celso deixa como legado "apontamentos do que deve representar um equipamento cultural nos centros urbanos" e que o Ministério da Cultura pode atuar como um mediador na disputa pelo terreno.

"A presença da ministra [no evento] nos aponta esse caminho, de abrir um espaço de diálogo. A política pública é um espaço de mediação, de encontro, de superação de conflitos", afirma a presidente da Funarte. "O Ministério da Cultura, revivido, renascido, se soma a essa luta de modo que a sociedade seja beneficiada desse espaço de disputa."


NA TELINHA

A cantora Liniker e a atriz Taís Araujo estiveram juntas nos bastidores do Criança Esperança, da TV Globo, na noite de segunda (7). Sediada no anfiteatro do Riocentro, no Rio de Janeiro, a atração reuniu, pela primeira vez, as apresentadoras Xuxa, Angélica e Eliana em um mesmo palco. As cantoras Alcione e MC Carol também se apresentaram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.