Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Aracy Balabanian (1940-2023)

'Filhinha de dona Armênia', Jandir Ferrari lembra ajuda de Aracy para Gerson Brenner

Ator revela também as lições que recebeu da atriz durante as gravações de 'Rainha da Sucata'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator Jandir Ferrari, que interpretou uma das "filhinhas" de dona Armênia, papel que consagrou Aracy Balabanian na televisão, lembra que a sua última conversa com a atriz ocorreu há cerca de duas semanas.

Ferrari estava preocupado porque Aracy não tinha respondido às suas últimas mensagens enviadas pelo WhatsApp. "Eu disse: 'Você não me ama mais, você não gosta mais de mim, porque não me responde.' E ela só escreveu: 'Amo, sim', seguido de três pontos de exclamação e coraçõezinhos", relata.

"Na hora, eu pensei: 'Ai, que bom. Ela está bem'", diz o ator à coluna, emocionado.

O ator Jandir Ferrari, que interpretou uma das "filhinhas" de dona Armênia, papel de Aracy Balabanian na novela "Rainha da Sucada" (Globo, 1990) - Iara Morselli - 3.ago.2018/Divulgação

Quando recebeu a notícia da morte da atriz na manhã desta segunda (7), Jandir Ferrari afirma ter sentido um baque.

"É realmente muito triste. E aí, a gente fica lembrando de tudo. Acho que temos que guardar a energia boa que ela tinha", diz.

Intérprete de Gino, uma das três "filhinhas" de dona Armênia em "Rainha da Sucata" (Globo, 1990), Jandir Ferrari conta que, desde a primeira cena com Aracy, ela já se transformou na personagem da mãe superprotetora. Marcello Novaes e Gerson Brenner faziam os outros dois filhos da matriarca na trama.

"Já no primeiro dia, que ainda foi um teste para ver se dava certo, se tinha liga entre os atores, foi extremamente prazeroso. Ela já veio como aquela mãe autoritária, bateu na gente [risos]... Depois chorava, fazendo chantagem emocional", recorda o ator.

"Foi algo inesquecível", completa. Em início de carreira, Jandir afirma que também aprendeu muito com os conselhos de Aracy e a forma como ela se comportava durante as gravações.

"Eu tinha 20 e poucos anos e queria saber como atuar na TV, essa coisa da câmera. E ela me disse: 'Eu não faço [a cena] para a câmera, eu atuo para o câmera'", conta ele.

"Ela realmente tinha uma relação de muito respeito com todos da equipe, os câmeras, figurinistas, contra-regras. Ela entrava em cena muito mais para essas pessoas do que propriamente para uma lente. Ficou como um ensinamento para mim", diz.

Os dois continuaram mantendo contato ao longo dos anos. "Eu sempre ligava para ela e costumava chamá-la de mãe ou de Araca", revela.

Eles também costumavam se falar para ajudar o ator Gerson Brenner, que teve lesões cerebrais após levar um tiro em uma tentativa de assalto na rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, em 1998.

Durante a pandemia, Vitória Brenner, filha do artista, criou uma vaquinha virtual para comprar um carro adaptado para o pai. "Nós fizemos parte dessa mobilização", diz Jandir.

"Eu também fui visitar o Gerson e, de lá, fiz uma ligação de vídeo para a Aracy. Ela falou: 'Minha filhinha', e ele chorou, ficou muito emocionado", conta. "Enquanto ela conversava com o Gerson, estava muito alegre, fez uma festa, mas depois ela me contou: 'Foi desligar o telefone para começar a chorar'."

"A Araca era muito generosa", acrescenta o ator.


PARTITURA

O tenor Jean William foi agraciado com o título de Cidadão Paulistano, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo, na noite de segunda-feira (7). O maestro João Carlos Martins e a cantora Alaíde Costa prestigiaram a solenidade.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.