Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus câncer

STJ decide que plano de saúde deve pagar congelamento de óvulos para paciente com câncer

Para ministros, se a operadora cobre o procedimento de quimioterapia, deve fazê-lo também para prevenção dos efeitos adversos como a infertilidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu na terça-feira (15), por unanimidade, que a operadora de saúde Omint tem a obrigação de custear o congelamento de óvulos de uma paciente com câncer de mama, como medida preventiva de fertilidade.

Os ministros Humberto Martins, Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro acompanharam o voto da relatora, a ministra Nancy Andrighi.

Óvulos sendo congelados
Congelar os óvulos se torna cada vez mais comum, mas muitas mulheres não têm informações sobre o processo e os riscos - Eduardo Anizelli - 03.02.2021/Folhapress

Segundo a magistrada, se a operadora cobre o procedimento de quimioterapia para tratar o câncer de mama, deve fazê-lo também com relação à prevenção dos efeitos adversos da doença, como a infertilidade.

O caso analisado pelo STJ é de uma mulher de 24 anos que foi aconselhada a realizar a coleta e a preservação dos óvulos antes do início das sessões de quimioterapia porque o tratamento tem, entre seus efeitos colaterais, alto risco de infertilidade.

A Omint Saúde, da qual a paciente era segurada, se recusou a pagar os custos do procedimento. A paciente, então, ingressou com uma ação em julho de 2020. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou a operadora a reembolsar a mulher no valor de R$ 18 mil, montante gasto com o tratamento.

A empresa recorreu da sentença ao STJ, argumentando que o congelamento não está no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde) —lista de consultas, exames, terapias e cirurgias que constituem a cobertura obrigatória dos planos de saúde regulamentados.

"O contrato firmado entre as partes exclui expressamente técnicas de fertilização in vitro, inseminação artificial e quaisquer outros métodos de reprodução assistida", disse.

A ministra Nancy Andrighi teve entendimento semelhante ao do TJ-SP, pontuando que a operadora deve arcar com os custos para a prevenção dos efeitos adversos da quimioterapia "de modo a possibilitar a plena reabilitação da recorrida ao final do seu tratamento, quando então se considerará devidamente prestado o serviço fornecido".

Andrighi fez apenas um reparo na decisão do TJ, limitando a obrigação da Omint de pagar os custos do congelamento só até a paciente ter alta do tratamento de câncer, "quando caberá a esta arcar com os eventuais custos, às suas expensas, se necessário for".


PIPOCA

O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) prestigiou a estreia do documentário "O que Nos Espera", que mostra a atuação do padre Julio Lancellotti durante a pandemia, na semana passada, na Cinemateca, em São Paulo. Durante o evento, o ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos) mostra o celular com a foto de sua filha recém-nascida para os deputado federais Guilherme Boulos (PSOL-SP), Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). A chef de cozinha Paola Carosella também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.