Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ex-diretor acusa TV Cultura de agir como nos tempos de Stálin e de apagá-lo de memória

OUTRO LADO: Emissora nega e diz que Hélio Goldsztejn aparece no documentário sobre o Metrópolis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor Hélio Goldsztejn, que comandou o Metrópolis (TV Cultura) por quase três décadas, diz estar chateado por supostamente não ter sido informado e nem chamado para participar do documentário que a emissora realizou em comemoração aos 35 anos do programa.

"Eu não sei o teor [do filme] e nem sei quais as razões de eu não ter sido avisado sobre esse documentário, mas é uma grande deselegância", afirma ele à coluna.

O diretor Hélio Goldsztejn - Greg Salibian - 3.junho.2018/Folhapress

Goldsztejn foi demitido da TV Cultura em maio de 2020. Na época, a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora, disse que passava por uma redução de despesas.

"A Rede Globo, por exemplo, está fazendo um especial sobre os 50 anos do Fantástico. Ela entrevistou seus ex-funcionários. É um procedimento normal", compara ele. "Não me avisaram nada. Fiquei sabendo [do documentário] por acaso."

"Algo igual ao que Stálin fez com o Trotsky, arrancando a imagem dele na foto oficial", afirma ainda, em referência ao ditador que manipulou fotos históricas para apagar o protagonismo do seu ex-companheiro.

Procurada, a TV Cultura afirma, em nota, que Goldsztejn foi um "profissional que teve papel importante no Metrópolis". Diz ainda que há gravações da época em que ele estava à frente do programa que aparecem em diversos momentos do documentário.

O ex-diretor alega que também não foi convidado para o evento de pré-estreia do documentário, restrito a convidados, que ocorrerá nesta semana. A TV Cultura nega e afirma que o convite foi enviado. "Reforçamos que a informação é totalmente equivocada", diz ainda a emissora.

O filme vai estrear na TV Cultura no próximo domingo (1º). Intitulado "Metrópolis 35 Anos", a produção revisita a história do programa, ouve depoimentos de ex-apresentadores e artistas como Lázaro Ramos, Antonio Fagundes e Liniker. A dupla Os Gêmeos preparou uma surpresa para o documentário.


PISTA

A atriz Martha Nowill compareceu ao baile em comemoração aos cem anos da ONG Liga Solidária, realizado no Jockey Club de São Paulo, na capital paulista, na semana passada. O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Carlos Bezerra Jr., e a deputada estadual de São Paulo Marina Helou (Rede) estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.