Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Marco Nanini não quis imitar João de Deus em série de ficção sobre médium: 'Tem o timbre dele, a presença, mas não o imito'

'João Sem Deus - A Queda de Abadiânia' estreia em outubro e parte do ponto de vista das mulheres que viviam no entorno do líder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para interpretar João Deus em série que estreia no dia 13 de outubro, o ator Marco Nanini diz que tomou cuidado para não fazer uma imitação do médium, que cumpre pena em prisão domiciliar acusado de abusar sexualmente de centenas de mulheres. "Tem o timbre dele, a presença dele, mas não o imito", diz.

O ator Marco Nanini interpreta João de Deus em série
O ator Marco Nanini interpreta João de Deus em série - Mariana Caldas/Divulgação

Nanini destaca que "João Sem Deus - A Queda de Abadiânia" é uma produção ficcional desenvolvida a partir de depoimentos reais e que apresenta a história pelo ponto de vista de três mulheres, e não do denunciado. "O João de Deus não aparece muitas vezes, mas a figura dele está sempre presente no entorno dessas mulheres. Isso enriqueceu muito a dramaturgia", completa o ator.

A série, que tem direção de Marina Person, é uma coprodução do Canal Brasil em parceria com a Ventre Studio e as portuguesas Coral Europa e TVI. Além de ser exibida na emissora, será disponibilizada também no Globoplay. O roteiro é assinado por Patrícia Corso e Leonardo Moreira.

A trama é centrada na história das irmãs Cecília (Karine Teles) e Carmen (Bianca Comparato), que estiveram em Abadiânia (GO) 17 anos antes da prisão do médium. As duas têm experiências muito diferentes no lugar. Enquanto Cecília fica traumatizada pelo abuso sofrido, Carmen vira uma das mais fiéis funcionárias de João de Deus.

Quando as denúncias de violência começam a vir à tona, elas se reencontram.


TELINHA

O diretor Marcos Maciel, o vice-presidente da TV Cultura, Eneas Pereira, e o presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Fábio Magalhães, receberam convidados na pré-estreia do documentário de 35 anos do programa Metrópolis. A cineasta Laís Bodanzky e a apresentadora Lorena Calábria participaram do evento, realizado na noite de terça (26), no Espaço Itaú de Cinema Augusta. A apresentadora do Metrópolis Adriana Couto também marcou presença.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.