Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministro do Turismo fuma vape e gera transtorno em transmissão com Freixo

Em nota, Celso Sabino diz que se empenhará para eliminar o hábito e que desencoraja o fumo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro do Turismo, Celso Sabino, chamou a atenção e causou desconforto na manhã desta quinta-feira (14) por seu comportamento durante uma entrevista coletiva.

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), que é presidida por Marcelo Freixo e está vinculada à pasta de Sabino, convocou a imprensa para participar do lançamento do Painel de Dados do Turismo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, fuma um cigarro eletrônico em seu gabinete, em Brasília, durante transmissão nesta quinta (14) - Reprodução

Sabino e Freixo eram os dois principais oradores da apresentação. O ministro, no entanto, chegou atrasado ao encontro virtual e deu início à sua participação ainda dentro de um carro. Em vez de traje formal, Sabino vestia uma camiseta.

Ao dar início à sua fala, o ministro optou por abordar temas para além do que havia sido proposto pela entrevista coletiva.

Ele refutou, por exemplo, a associação de seu nome ao centrão, dizendo que o objetivo maior da participação de seu grupo político no governo é contribuir "para a minimização dos extremos ideológicos".

A câmera de seu celular seguiu ligada enquanto ele caminhava até a sede do ministério, em Brasília. Já em seu gabinete, o ministro fez uso de um cigarro eletrônico, também conhecido como vape, e conversou com outras pessoas que estavam ao seu redor. As interrupções chegaram a atrapalhar a formulação de perguntas por jornalistas.

O comportamento de Sabino causou desconforto entre jornalistas que acompanhavam a entrevista coletiva e chamou a atenção de servidores, que teriam pedido para o ministro desligar o seu celular pessoal, de acordo com relatos feitos à coluna.

Até mesmo o detalhamento do Painel de Dados do Turismo, a cargo de Freixo, acabou comprometido diante das distrações geradas por Sabino.

A ferramenta foi desenvolvida pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal para congregar informações sobre a entrada de turistas estrangeiros no país e a movimentação financeira feita por eles. A ideia é dar mais transparência aos dados, que poderão ser usados por gestores públicos, sociedade civil e jornalistas.

Em nota enviada à coluna, Sabino diz lamentar a situação ocorrida nesta quinta-feira. "O ministro do Turismo lamenta a situação e esclarece que está lutando para se livrar do cigarro há cerca de um ano e que, apesar das dificuldades do tratamento, sente que tem conseguido avanços. Ele desencoraja o uso de qualquer tipo de cigarro, mesmo o eletrônico, e se empenhará para eliminar esse hábito", diz a pasta.

O ministério ainda explica o fato de Sabino ter usado uma camiseta, e não traje formal, durante a apresentação. "Trata-se de uma prática adotada com orgulho desde o início da gestão no ministério para promover destinos e atrativos das cidades onde visita, e será mantida. É com tais camisetas que o ministro participa de audiências, visita cidades e participa de eventos", afirma ainda a nota.

Deputado federal eleito pelo Pará e filiado ao União Brasil, Sabino tomou posse em julho deste ano, substituindo a ex-ministra do Turismo Daniela Carneiro.

A escolha fez parte da estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para melhorar sua relação com a União Brasil e garantir os votos do partido na Câmara dos Deputados.

O ministro foi um dos entusiastas da campanha de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, em 2021, tendo contrariado seu próprio partido à época, o PSDB, que embarcou na candidatura de Baleia Rossi (MDB).

Desde então, ganhou papéis de projeção pelas mãos de Lira, como a relatoria da reforma das regras do Imposto de Renda, em 2021, e a presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, em 2022.

Neste último posto, foi um dos principais auxiliares de Lira na gerência e distribuição das chamadas emendas de relator, principal instrumento usado pelo presidente da Câmara para assegurar apoio ao seu entorno e ao então governo Jair Bolsonaro (PL).


VELINHAS

A atriz Fernanda Montenegro compareceu à celebração dos 60 anos do Trabalho Social com a Pessoa Idosa, iniciativa do Sesc voltada ao protagonismo da terceira idade. A assistente social Cleo Miranda e o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, estiveram lá. A bailarina Marika Gidali também comparece

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.