Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Argentina relata ao Brasil ter mais de mil cidadãos em Israel aguardando repatriação

País vizinho, que já realiza voos próprios, pediu ajuda ao governo brasileiro para concluir a operação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo da Argentina relatou à Embaixada do Brasil no país ter mais de mil cidadãos em Israel que desejam sair da zona de guerra e ser repatriados. A informação foi transmitida por meio de comunicação oficial, no mesmo documento em que o país vizinho formalizou seu pedido de ajuda para o Itamaraty.

Além da Argentina, países latino-americanos como Paraguai, Costa Rica, Colômbia e Uruguai também buscaram auxílio junto ao governo Lula, que desde o início da guerra já repatriou cerca de mil brasileiros que se encontravam em território israelense.

Argentinos repatriados exibem a bandeira de Israel ao desembarcarem no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires - Luis Robayo - 15.out.2023/AFP

De acordo com o embaixador brasileiro na Argentina, Julio Glinternick Bitelli, embaixadas do Brasil e da Argentina estão em contato para ver se seria possível incluir os argentinos em alguns dos voos brasileiros.

"Há uma disposição, e há outros países latino-americanos também [pedindo ajuda]. Agora é uma questão de ver prioridades e questões logísticas", afirma o diplomata à coluna.

Bitelli diz ter sido informado de que a maior parte dos mil argentinos em Israel são estudantes. Embora tenha sido feito um pedido de ajuda ao Brasil, nem todos eles, necessariamente, precisariam embarcar nos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) —a Argentina já tem operado voos próprios de repatriação.

O governo argentino, porém, só tem levado os repatriados até Roma, de onde eles embarcam em aviões comerciais. Já os voos do governo brasileiro têm como destino final o território nacional.

"O que a gente está fazendo é muito mais um esforço humanitário de trazer sem custo os brasileiros que queiram sair da região", afirma o embaixador brasileiro na Argentina.

Durante entrevista coletiva na sede do Itamaraty, em Brasília, nesta quarta-feira (18), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que há 15 estrangeiros interessados em pegar carona em voo da operação batizada como "Voltando em Paz".

Segundo o chanceler, há bolivianos, paraguaios, argentinos e uruguaios na lista de espera.

Até esta quarta, a operação já trouxe 916 pessoas e 24 animais domésticos de volta do Oriente Médio. Com a chegada de mais um voo, prevista para a madrugada de quinta (19), serão 1.135 brasileiros repatriados, segundo balanço da FAB.


TAPETE VERMELHO

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, compareceu ao Prêmio Geração Glamour 2023 – Jornadas Brilhantes, que homenageou mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. A líder indígena foi agraciada na categoria "Elas no Poder". O evento ocorreu na semana passada, em São Paulo, e teve Sabrina Sato como uma das apresentadoras da noite. A cantora Manu Gavassi esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.