Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lula receberá brasileiros que estavam em Gaza quando pousarem no Brasil

Eles serão os últimos a deixar a região do conflito depois de enfrentar escassez de comida, água e o pânico de morrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula (PT) decidiu receber os brasileiros que estavam na Faixa de Gaza quando eles pousarem no Brasil.

O Itamaraty já se preparava para a possibilidade de o mandatário participar da recepção, e um ministro confirmou à coluna nesta sexta (10) que ele bateu o martelo e vai mesmo se encontrar com o grupo.

       Homem em primeiro plano tira selfie de grupo em segundo plano
Grupo de brasileiros abrigado em escola católica na Faixa de Gaza faz foto no local - Arquivo pessoal

A chegada do voo da FAB (Força Aérea Brasileira) que transportará os brasileiros a Brasília está prevista para o domingo (12).

Como revelou a coluna, o governo foi avisado na quinta (9) que a saída dos brasileiros tinha sido, enfim, autorizada, tanto por Israel quanto pelo Egito e por lideranças do Hamas, que controla Gaza.

A lista de estrangeiros que deixarão o território nesta sexta (10) tem 587 cidadãos de quinze nacionalidades diferentes. Entre eles estão 33 brasileiros —18 crianças, nove mulheres e seis homens.

O Ministério das Relações Exteriores tenta incluir mais uma pessoa, a avó de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos que foi autorizada a cruzar a fronteira e que relatou em vídeos o dia a dia do conflito.

Lula decidiu participar da chegada pelo enorme simbolismo que ela carrega: o voo da FAB trará os últimos brasileiros que estavam na região do conflito, e justamente os que mais tiveram dificuldades para deixar a região, passando por momentos de grande angústia.

Quando os primeiros aviões de repatriados chegaram de Israel, o presidente estava recém-operado e impedido de sair de casa, enquanto se recuperava de uma cirurgia no quadril.

Gaza está bloqueada por Israel desde o início do conflito. Há apenas uma saída, pela fronteira com o Egito.

Por ela passam apenas pessoas autorizadas tanto pelo país judaico quanto pela nação árabe. É necessário conseguir também a autorização do Hamas, que controla o território palestino.

Foram três semanas de idas e vidas, de enormes expectativas e de seguidas frustrações.

O Egito divulgou anteriormente seis listas de estrangeiros autorizados a deixar Gaza —e em nenhuma delas estavam os brasileiros, enquanto pessoas de países como EUA, França e Alemanha obtinham o passe.

No total, a Operação Voltando em Paz, de resgate dos brasileiros que estavam nos territórios conflagrados, trouxe de volta ao Brasil 1.445 pessoas.

Os primeiros que conseguiram embarcar rapidamente e com segurança em voos da FAB foram os 1.413 brasileiros que estavam em Israel. Trouxeram com eles, inclusive, 53 pets.

O primeiro voo transportando esse grupo saiu de Israel em 10 de outubro, três dias depois do atentado terrorista do Hamas.

No total, oito aeronaves decolaram de Israel trazendo de volta os cidadãos brasileiros que estavam naquele país.

Embora o governo brasileiro oferecesse as mesmas condições para brasileiros que estavam nos territórios palestinos de Cisjordânia e da Faixa de Gaza, diversas barreiras dificultaram a saída.

O grupo de 32 brasileiros que estava na Cisjordânia e queria viajar ao Brasil só conseguiu desembarcar no país no dia 1o de novembro.

Os de Gaza tiveram que aguardar, e enfrentar uma rotina com pouca comida e água e falta de remédios –além do pânico de ser atingido mortalmente por uma bomba de Israel, que ataca o território sem tréguas desde outubro.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.