Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Queixas contra companhias aéreas caem 18,9% no terceiro trimestre de 2023

Anac registrou 21.253 reclamações entre os meses de julho e setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A quantidade de reclamações contra companhias aéreas no país caiu 18,9% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. O índice equivale a uma média de 72,4 queixas a cada 100 mil passageiros.

Em números absolutos, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) registrou 21.253 reclamações entre os meses de julho e setembro.

Movimentação no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Movimentação no aeroporto de Congonhas, em São Paulo - Bruno Santos - 17.ago.2023/Folhapress

O monitoramento da agência é feito pela plataforma consumidor.gov, do Ministério da Justiça, em que as companhias aéreas mantêm o atendimento dos clientes.

Os temas que mais motivaram queixas dos consumidores no trimestre referem-se a alterações de voo pela empresa aérea (20,4%), mudanças solicitadas pelo passageiro (15,7%) e reembolso (15,2%).

Entre as companhias nacionais, a Gol teve o melhor desempenho, com 62,5 reclamações a cada 100 mil passageiros, seguido por Latam, com 65,1, e pela Azul, com 69,8.

Já no caso das empresas estrangeiras que operam no Brasil, a United Airlines aparece no topo, com 53,7 queixas a cada 100 mil viajantes, ante 65,1 da Aerolíneas Argentinas e 80,5 da Air France.


PIPOCA

A atriz Vera Holtz recebeu convidados na pré-esteia do filme "Tia Virgínia", protagonizado por ela, no Cine Marquise, na capital paulista, na semana passada. A atriz Helena Ranaldi prestigiou a sessão. O diretor do longa, Fabio Meira, passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.