Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

EUA negam extradição de pilotos do jato que derrubou avião da Gol

Familiares das vítimas já foram comunicados da decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo dos EUA negou a extradição dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, condenados pela Justiça brasileira por terem provocado, em 2006, a queda de um avião da Gol.

Indígenas caiapós observam destroços do Boeing da Gol na mata, em Peixoto de Azevedo (MT) - Jorge Araújo - 19.abr.2007/Folhapress

CHOQUE

Ambos conduziam o jato Legacy, que se chocou contra a aeronave e provocou a morte de 154 pessoas. Após a colisão, o jato Legacy conseguiu pousar, e todos que se encontravam nele saíram ilesos.

RUBRICA

A decisão contrária à extradição foi comunicada neste mês, 17 anos após o acidente. A justificativa dada é a de que a extradição não está prevista no tratado firmado entre Brasil e EUA. O governo brasileiro irá acatar a decisão, que já foi transmitida aos familiares das vítimas.

MARTELO BATIDO

A prisão dos pilotos foi determinada em 2017 pela Justiça Federal em Sinop (MT). De acordo com a decisão, infrações cometidas por Lepore e Paladino foram cruciais para a queda do voo da Gol, que fazia o trajeto Manaus-Rio de Janeiro.

Os pilotos Joseph Lepore (à dir.) e Jan Paladino durante entrevista à Folha, em Nova York - Cláudio Versiani - 15.dez.2006/Folhapress

MARTELO 2

Antes da decisão da Justiça Federal, os pilotos haviam sido condenados a três anos de prisão em regime aberto. O processo transitou em julgado em 2015.

TENTATIVA

Na época, o Ministério da Justiça chegou a emitir uma intimação, mas o Departamento de Justiça dos EUA afirmou que não existia jurisdição para aplicar a sentença brasileira.


CORTINAS ABERTAS

A atriz Tuna Dwek compareceu à estreia da ópera "La Fanciulla Del West – A Garota do Oeste", realizada no Theatro Municipal de São Paulo, na capital paulista, na semana passada. O maestro Roberto Minczuk, que assina a direção musical do espetáculo, recebeu os convidados. Responsável pelo figurino da ópera, o estilista Ronaldo Fraga também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.