Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Retratos Fantasmas' é selecionado para mostra do MoMA dos melhores filmes de 2023

Filme de Kleber Mendonça Filho é também representante brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O filme "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, foi selecionado para a mostra The Contenders 2023, organizada anualmente pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Para a escolha, o Departamento de Cinema do museu faz uma avaliação dos principais lançamentos dos estúdios no ano a fim de eleger produções "influentes e inovadoras" e que, na visão deles, terão vida longa. "Que sejam destinados às glórias dos prêmios ou lembrados como clássicos cultuados, cada um desses filmes é candidato a ter significância histórica duradoura", informa o site oficial da mostra.

Cena do filme "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, exibido no Festival de Cannes de 2023
Cena do filme 'Retratos Fantasmas', de Kleber Mendonça Filho, exibido no Festival de Cannes de 2023 - Divulgação

O festival começa nesta quarta (15) com a exibição de "Vidas Passadas", da coreano-canadense Celine Song, que só deve estrear no Brasil no ano que vem.

"Retratos Fantasmas" será apresentado na próxima terça (21). Também foram selecionados outros destaques do cinema mundial, como "Assassinos da Lua das Flores", de Martin Scorsese, "Barbie", de Greta Gerwig, "Oppenheimer", de Christopher Nolan, e "Anatomia de uma Queda", da diretora Justine Triet, vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

No filme, Kleber Mendonça mostra a história do Recife a partir do fim das salas de cinema de rua. O longa tem produção da francesa Emilie Lesclaux, mulher do cineasta. Os dois são responsáveis também por "Aquarius" (2016) e "Bacurau" (2019).

"Retratos Fantasmas" estreou mundialmente em Cannes e já foi selecionado para mais de 30 festivais internacionais. O documentário também foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo próximo Oscar de melhor filme internacional.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.