Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Juristas acionam Departamento de Justiça dos EUA em defesa de Assange

Carta reúne de ex-ministros e ex-secretários brasileiros a Nobel da Paz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo formado por ex-ministros e ex-secretários de Estado, juristas e até mesmo um vencedor do Nobel da Paz encaminhou ao Departamento de Justiça dos EUA uma carta em que expressam extrema preocupação com a extradição do fundador do Wikileaks, Julian Assange, para o país norte-americano.

Assange foi responsável por um dos maiores vazamentos de papéis secretos das Forças Armadas dos EUA. Ele foi preso em 2019, após passar sete anos abrigado na embaixada do Equador em Londres. No ano passado, o governo do Reino Unido aprovou sua extradição.

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, na varanda da embaixada do Equador em Londres, onde ficou refugiado
O fundador do Wikileaks, Julian Assange, na varanda da embaixada do Equador em Londres, onde ficou refugiado - Justin Tallis - 19.mai.2017/AFP

"É evidente que o longo processo de criminalização deste jornalista, ameaçado com uma pena nos EUA que pode chegar aos 175 anos de prisão, tem um alcance que ultrapassa em muito os limites das possíveis consequências para ele pessoalmente", diz a carta enviada ao Departamento de Justiça.

"É uma agressão aos princípios universalmente consagrados que garantem a livre atividade jornalística, o exercício do direito à informação e à liberdade de expressão", segue o documento.

O ofício é assinado, no Brasil, pelos ex-ministros José Carlos Dias, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Paulo Sérgio Pinheiro e Paulo Vannuchi e pelos advogados e ex-secretários Belisário dos Santos Jr. e Antonio Claudio Mariz de Oliveira.

Se uniram a eles o argentino Adolfo Pérez Esquivel, laureado com o Nobel da Paz em 1980, o ex-integrante da Corte Suprema de Justiça da Argentina Eugenio Raúl Zaffaroni, o jurista italiano Luigi Ferrajoli, o ativista ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio e o ex-presidente da Corte Constitucional do Equador Patrício Pazmiño Freire.

"A democracia e os seus princípios devem pairar acima das posições políticas e das opções ideológicas. Dois destes princípios, que são a liberdade de informação e a liberdade de opinião, estão prestes a sofrer uma agressão perigosa, com consequências nefastas que poderão alastrar por outras nações", afirmam.

"Por todas estas razões, estes signatários esperam que haja uma revisão na decisão do governo americano e do Judiciário do Reino Unido para que o pedido de extradição de Julian Assange possa ser revogado, ou que sua extradição não seja concedida e todas as acusações contra ele sejam retiradas incondicionalmente", finalizam.


CALHAMAÇO

O pesquisador Michael França, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, recebeu convidados no evento de lançamento do livro "Números da Discriminação Racial — Desenvolvimento Humano, Equidades e Política Públicas", no Insper, em São Paulo, na semana passada. A publicação é organizada por ele e pelo também pesquisador Alysson Lorenzon Portella. O presidente do Insper, Guilherme Martins, passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.