Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

São Paulo cria Dia do Combate ao Antissemitismo e Fascismo em 9 de novembro

Para Conib, lei sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes é importante devido ao crescimento de ataques contra judeus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou nesta terça (7) um projeto de lei que estabelece 9 de novembro como o Dia do Combate ao Antissemitismo e Fascismo na capital paulista.

A iniciativa partiu dos vereadores Fabio Riva (PSDB), Atílio Francisco (Republicanos), Cris Monteiro (Novo), Dr. Adriano Santos (PSB), Edir Sales (PSD), Fernando Holiday (PL), Gilson Barreto (PSDB), Milton Leite (União Brasil) e Rute Costa (PSDB), e foi aprovada na Câmara Municipal de São Paulo na semana passada.

Para Daniel Bialski, vice-presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil) o "prefeito de São Paulo se mostrou sensível ao delicado momento de crescimento do antissemitismo que vivemos" ao promulgar a lei.

"São Paulo será a primeira cidade do país a recordar essa data, que já é reconhecida no mundo como o Dia Internacional contra o Antissemitismo", completa ele.

Foi em 9 de novembro de 1938 que civis e soldados nazistas prenderam, agrediram e mataram judeus, além de destruírem seus negócios, casas e sinagogas por toda a Alemanha, marcando o início do Holocausto.

O episódio ficou conhecido como Noite dos Cristais, nome dado pelos próprios nazistas devido à imensa quantidade de vidraças de lojas que ficaram pelas calçadas.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.