Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Dono do Bar Brahma pede 'socorro' a Tarcísio depois de ataque e convoca população a 'resistir' no centro de SP

Local, que fica na esquina da avenida Ipiranga com a São João, foi atacado por criminosos no domingo (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O dono do Bar Brahma, Álvaro Aoas, fez uma convocação em suas redes sociais pedindo a "todos que querem ajudar" o local a resistir "ainda por décadas" chamem amigos e parentes a frequentá-lo.

Ele sugere que as pessoas se disponham a "curtir uma boa música brasileira ou tomar um chopp cremosíssimo e estupidamente gelado, ou a ir em outros bares, restaurantes ou espaços culturais do centro de São Paulo" para ser "resistência junto com a gente".

Fachada do Bar Brahma, na avenida São João, no centro da cidade
Fachada do Bar Brahma, na avenida São João, no centro de São Paulo - Adriano Vizoni - 24.mar.2020/Folhapress

O bar foi atacado na noite de domingo (3) depois que um dos integrantes de um grupo conhecido como "gangue da bike" ter sido agredido em frente ao local por uma pessoa que ele tentou assaltar.

Um dia depois, a unidade do McDonald's que fica na mesma região foi depredada por seis pessoas, que chegaram em motos e bicicletas e começaram a atirar objetos e pedras na loja. A confusão teria começado depois que um entregador foi agredido

Vídeos que registraram a ação mostraram PMs assistindo a cena, sem reagir.

Álvaro afirma que conversou por mensagem com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e que também telefonou para o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP).

"Eu pedi socorro a eles, no sentido de que ajudem o centro, que é o coração de São Paulo", afirma.

Ele também diz que enviou a mensagem a amigos e clientes porque, se as pessoas se afastarem da região, bares, restaurantes e centros culturais vão fechar as portas, e o centro ficará entregue a criminosos.

"Nós somos milhões, e eles [criminosos] são dezenas. Se o povo não ocupar as ruas, os restaurantes, os centros culturais, os bares, os espaços todos, eles vão vencer", segue.

Álvaro diz acreditar que a polícia deve fazer vigilância permanente nos locais mais conhecidos do centro, e não ficar apenas por um período e depois "afrouxar".

Desde o incidente, diz, viaturas estão estacionadas perto do Bar Brahma.


MEMÓRIAS

O ator e diretor Selton Mello recebeu convidados como o ator Zé Carlos Machado no lançamento da sua autobiografia "Eu me Lembro", na noite de segunda (4). As atrizes Mariana Ximenes e Mônica Martelli compareceram ao evento, que ocorreu na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.