Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu América Latina Argentina

Bolsonaro vai levar Tarcísio, Caiado e já convidou outros três governadores para a posse de Milei

Ele pretende chegar com comitiva de peso à cerimônia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende chegar com uma comitiva de peso na posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, marcada para 10 de dezembro.

Ele já convidou cinco governadores para o evento: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná.

Tarcísio, Caiado e Jorginho Mello já confirmaram presença.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em formatura de oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital paulista
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em formatura de oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital paulista - Zanone Fraissat - 2.jun.23/Folhapress

O ex-presidente vai levar também a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e assessores próximos, como o ex-secretário de Comunicação (Secom) Fábio Wajngarten, na viagem.

Na segunda (20), ele afirmou à coluna que, convidado por Milei, iria à cerimônia, já que "o Lula não vai".

"Se o Lula fosse, ficaria difícil. Mas como o Lula não vai, não deve ir, as coisas ficam mais leves", afirmou.

A eleição do ultraliberal argentino está sendo comemorada pelo bolsonarismo como uma demonstração da força da direita no continente.

Ele venceu o pleito por 55,69%, contra 44,30% do candidato peronista Sergio Massa.

Logo depois da eleição, Milei falou por telefone com Bolsonaro e com o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e os convidou para a posse.

Já com Lula não houve, até agora, contato.

Durante a campanha, Milei chamou o petista de comunista e corrupto, e afirmou que não pretende se reunir com ele enquanto for presidente da Argentina.

No domingo (19), dia do pleito, Lula reconheceu rapidamente a vitória do argentino e afirmou, em suas redes sociais, que a democracia "deve ser respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica".

Não citou, no entanto, o presidente eleito.

O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta (PT-RS) afirmou que Lula só deveria ir à posse caso Milei pedisse desculpas a ele.


ESTATUETA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, foi uma das personalidades agraciadas com o troféu Zumbi dos Palmares, entregue durante a 21° edição do Troféu Raça Negra, por seu simbolismo na busca pela igualdade racial. O ator Helio de La Peña e a atriz Elisa Lucinda, uma das homenageadas, participaram da solenidade, realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, na segunda (20). A atriz Sheron Menezzes também foi prestigiada.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.