Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Estados Unidos

Tyler, the Creator usa música de Gilberto Gil sem autorização e telefona para pedir desculpas

Cantor quer que campanha seja retirada imediatamente do ar enquanto não houver acerto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O rapper norte-americano Tyler, the Creator ligou para Gilberto Gil para pedir desculpas por ter usado uma música do cantor baiano sem sua autorização prévia. A conversa ocorreu na terça-feira (12).

No dia 6 deste mês, o rapper lançou uma campanha publicitária de sua marca, a Golf Le Fleur, que tem como trilha sonora a faixa "Duplo Sentido", composta por Gil.

O cantor Gilberto Gil durante show no Rock in Rio, no parque Olímpico, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 4.set.2022/Folhapress

Intitulada "Season 2 by Le Fleur", a peça tem pouco mais de quatro minutos de duração e detalha roupas e acessórios que compõem a nova coleção da grife. Nas redes sociais, a campanha causou frisson entre fãs brasileiros, que de prontidão identificaram a canção em versão atribuída a Tetê da Bahia.

Gil, no entanto, não foi consultado sobre o uso de sua obra. E espera que a propaganda seja retirada imediatamente do ar —ao menos, até que a questão autoral seja resolvida.

Durante a conversa realizada na terça-feira, Tyler, the Creator afirmou não ter sido informado de que "Duplo Sentido" não havia sido liberada por seu autor.


VEJA A CAMPANHA DA MARCA GOLF LE FLEUR COM A MÚSICA "DUPLO SENTIDO", DE GILBERTO GIL


Segundo pessoas que ficaram a par da tratativa, o rapper ainda se declarou fã de Gil e disse já ter contatado pessoas em Los Angeles para tentar resolver o imbróglio.

A ideia, agora, é que os dois artistas possam fazer um acerto amigável. Caso contrário, representantes de Gil não descartam acionar a Justiça no Brasil e nos EUA pelo uso indevido de sua obra pela marca.


COPO CHEIO

O jornalista, tradutor e colunista da Folha Daniel de Mesquita Benevides recebeu convidados para o lançamento de seu novo livro, "Gelo e Gim: Crônicas sobre Drinques, Suas Receitas, Cinema, Música, Literatura e Outras Misturas". O evento foi realizado no São Cristóvão Bar e Restaurante, em São Paulo, na noite de terça (12). A socióloga e cientista política Maria Victoria Benevides e o livreiro Ricardo Lombardi estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.