Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Hospital abre investigação após morte de mulher que esperou duas semanas por um quarto

Paciente de 61 anos deu entrada no local no dia 18 de janeiro, com estado grave de desnutrição e pneumonia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Hospital Geral de Taipas, localizado na zona norte da capital paulista, abriu uma investigação para apurar a morte de uma paciente que ficou duas semanas sendo atendida no ambulatório, à espera de um quarto.

A mulher de 61 anos deu entrada no local no dia 18 de janeiro, com estado grave de desnutrição e pneumonia, e morreu na última quinta (1º).

Fachada do Hospital Geral de Taipas - Rivaldo Gomes -26.nov.2010/Folhapress

O caso foi revelado pela coluna. A denúncia, feita por religiosos que davam assistência social à idosa, era de que ela estava sendo tratada como indigente, apesar de ter uma família.

O hospital administrado pelo Governo de São Paulo diz que a paciente teve uma "uma parada cardiorrespiratória decorrente da complicação do quadro de pneumonia, potencializado por desnutrição severa".

"A direção do hospital determinou a apuração das denúncias apontadas relativas ao caso", afirma ainda. A Secretária Estadual da Saúde lamentou a morte da mulher.

A paciente morava em uma casa em condições precárias com mais três irmãos. A família dependia da distribuição de cestas básicas da Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Miriam, para viver.

Uma vizinha a encontrou desacordada no jardim da propriedade e acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ela, então, foi levada à unidade de saúde.

De acordo com a freira Lucia Marques da Silva, que atua na paróquia do bairro, a paciente não conseguiu acesso a um quarto, apesar dos insistentes pedidos da família e de amigos que realizavam visitas.

Um vídeo compartilhado com a coluna mostrou os lençóis, a maca e as mãos da paciente cobertos com sangue após vazamento de um acesso venoso, como um cateter colocado na veia para entrada de medicamentos e soro. A filha dela a encontrou assim em uma das visitas que fez.

Questionada sobre o caso na semana passada, a Secretaria de Saúde disse que o quadro da mulher era considerado instável, "sendo necessário assistência e monitoramento em área específica de observação, que conta com a presença de médicos e ampla equipe de enfermagem 24 horas".

"Em relação ao extravasamento sanguíneo do acesso venoso, é importante destacar que esse tipo de evento adverso, embora não desejado, pode acontecer em algumas situações, e é tratado com a imediata intervenção da equipe técnica", afirmou ainda.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.