Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Mulher com desnutrição e pneumonia espera há duas semanas por um quarto em hospital em SP

Governo de SP diz que paciente está 'em área específica de observação, que conta com a presença de médicos 24 horas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma mulher de 61 anos está há quase três semanas no Hospital Geral de Taipas, administrado pelo Governo de São Paulo, na zona norte da capital paulista, à espera de um quarto. Ela deu entrada no local no dia 18 de janeiro, com estado grave de desnutrição e pneumonia, e segue no ambulatório.

A denúncia, feita à coluna por religiosos que dão assistência social à idosa, é de que ela estaria sendo tratada como indigente, apesar de ter uma família. A paciente mora em uma casa em condições precárias com mais três irmãos. A família depende da distribuição de cestas básicas da Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Miriam, para viver.

Fachada do Hospital Geral de Taipas - Rivaldo Gomes -26.nov.2010/Folhapress

Uma vizinha a encontrou desacordada no jardim da propriedade e acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ela, então, foi levada à unidade de saúde.

De acordo com a freira Lucia Marques da Silva, que atua na paróquia do bairro, a paciente até o momento não conseguiu acesso a um quarto, apesar dos pedidos insistentes da família e de amigos que realizam visitas. A justificativa dada pelo hospital é a de que ela seria um "caso [de assistência] social".

Um vídeo compartilhado com a coluna mostrou os lençóis, a maca e as mãos da paciente cobertos com sangue após vazamento de um acesso venal, como um cateter é colocado na veia para entrada de medicamentos e soro. A filha dela a encontrou assim em uma das visitas que fez.

Ainda não há previsão de alta, e a família teme pela saúde da mulher. Um dos parentes também está em contato com a equipe de assistência social para encontrar um abrigo para a paciente, já que a situação na casa onde vivia estaria insustentável.

Procurada pela coluna, a Secretaria estadual de Saúde confirma que a paciente deu entrada no local com quadro grave de desnutrição e pneumonia e afirma que ela está recebendo cuidados das "das equipes médica, de enfermagem, de nutrição e de assistência social, além de monitoramento constante por meio de exames".

A pasta diz que o quadro é considerado instável, "sendo necessário assistência e monitoramento em área específica de observação, que conta com a presença de médicos e ampla equipe de enfermagem 24 horas".

"Em relação ao extravasamento sanguíneo do acesso venoso, é importante destacar que esse tipo de evento adverso, embora não desejado, pode acontecer em algumas situações, e é tratado com a imediata intervenção da equipe técnica", afirma ainda.

"Vale ressaltar que a situação social da paciente é acompanhada pelas unidades de saúde da região, e está sendo tratada diretamente pela equipe do Serviço Social do HGT para garantir que no momento da desospitalização, ainda sem previsão, a alta ocorra de forma segura".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.