Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus TSE

Educafro propõe ao TSE abertura de contas bancárias para recursos destinados a candidaturas negras

ONG pede que tribunal implemente sistema de heteroidentificação para candidatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fundador da Educafro, Frei David, propôs ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, que a corte imponha aos partidos a abertura de contas específicas para a movimentação de recursos destinados a candidaturas de mulheres e negros.

Segundo ele, o pedido busca garantir a transparência e a eficácia no uso das verbas.

Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), durante sessão - Pedro Ladeira/Folhapress

Uma outra demanda feita pela entidade já foi atendida pela corte eleitoral. Em carta a Moraes, a Educafro havia pedido a designação de um dirigente para a Comissão de Promoção de Igualdade Racial, o que, segundo o documento, "asseguraria a continuidade e efetividade das ações já em andamento."

O cargo de coordenador institucional estava vago desde novembro de 2023, quando o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Benedito Gonçalves, que assumia o posto, deixou o TSE.

No dia 28 de fevereiro, uma portaria da corte definiu a ministra Edilene Lôbo como coordenadora da comissão.

A ministra do TSE, Edilene Lôbo, tomou posse em agosto de 2023 - Antonio Augusto/Secom/TSE

A ONG pede ainda que o tribunal implemente um sistema de heteroidentificação para candidatos que se autodeclarem negros e que realize uma reunião com os presidentes municipais de todos os partidos para tratar dos direitos dos candidatos mulheres e negros.

"A discussão sobre a gestão responsável das verbas de campanha destinadas a candidatos afro-brasileiros e a necessidade de movimentação desses recursos em contas específicas promoverá uma maior transparência e efetividade no uso dos recursos, contribuindo para um processo eleitoral mais justo", diz Frei David.


NOITE DE GALA

O ministro da Defesa, José Múcio, e sua mulher, Vera Brennand, prestigiaram o concerto "Sinfonia na Paulista", apresentado pela Bachiana Filarmônica Sesi-SP no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, na noite de quarta (6). Uma composição do chefe da pasta, "Revés", foi executada pela orquestra sob a batuta do maestro João Carlos Martins, que recebeu no palco o músico e atleta paralímpico Marquinhos. O médico cardiologista Roberto Kalil Filho se apresentou com seu saxofone, e o escritor e ex-secretário Gabriel Chalita recitou um poema.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou LUANA LISBOA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.