Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Golpistas criam site para vender ingressos falsos de Caetano e Maria Bethânia

Página imita plataforma oficial, mas tem URL diferente e só aceita pagamento via Pix

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um site criado por golpistas está enganando fãs de Caetano Veloso e Maria Bethânia e vendendo ingressos que não existem para os shows da turnê dos irmãos.

A página ilude o consumidor, porque tem visual semelhante ao da empresa Ticketmaster, responsável oficial pela comercialização dos bilhetes.

Maria Bethânia e Caetano Veloso - Ricardo Borges/Folhapress

Nos dois casos, há uma faixa azul com o nome da empresa, seguida de uma foto dos músicos. Na sequência, há links para a compra dos ingressos em cada cidade e um texto com informações sobre a turnê e as formas de pagamento.

A Ticketmaster alerta que o único canal de vendas oficial é o https://www.ticketmaster.com.br/ e que ingressos não devem ser adquiridos em qualquer outra plataforma.

A URL da página falsa não finaliza com o br, que indica ser um endereço do Brasil: https://ticketmaster.caetanoebethania.com/.

Site falso imita página oficial e tenta enganar fãs de Caetano e Maria Bethânia
Site falso imita página oficial e tenta enganar fãs de Caetano e Maria Bethânia - Reprodução

As vendas online começaram nesta quarta (20) às 10h e já se esgotaram em várias cidades, incluindo São Paulo.

No site falso, porém, ainda é possível adquirir ingressos e com facilidade. Chama a atenção também que na página feita pelos golpistas o pagamento só pode ser feito por Pix.

À coluna, a assessoria de imprensa da Ticketmaster Brasil diz que, em abertura de vendas de shows muito procurados, é comum que fãs procurem informações diretamente no Google "e acabem clicando nos primeiros sites que aparecem, os quais podem não ser confiáveis".

"Infelizmente o ranking de aparições nos resultados das buscas não é algo que podemos controlar, uma vez que isso é parte de uma política de publicidade de outra empresa."

A Ticketmaster também dá algumas recomendações para identificar golpes, como URLs falsas ou simulares à oficial. "Além disso, nossas redes sociais são @ticketmasterbr no Instagram e Facebook. Nós não estamos no X (antigo Twitter)", informa.

A empresa também afirma que os consumidores devem ficar atentos quando o site só oferece pagamento via Pix e quando há grande disponibilidade de bilhetes para eventos desejados ou esgotados. "Essa situação pode indicar um golpe. Certifique-se de que a transferência via Pix seja feita para a Ticketmaster Brasil e não para uma pessoa física ou outra empresa."


COMUNICAÇÃO

O jornalista Ricardo Kotscho e a sua neta Laura Kotscho, também jornalista, ministraram uma aula magna na USP (Universidade de São Paulo), na noite de segunda-feira (18). Mariana Kotscho, filha dele, participou de forma online do evento, que teve como tema "O Jornalismo pelo Olhar de Três Gerações". O escritor, jornalista e apresentador Heródoto Barbeiro e o chefe do departamento de Jornalismo e Editoração da USP, Luciano Guimarães, prestigiaram a aula.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.