Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Grupo brasileiro encena peça sobre a ditadura militar em Berlim

'Um Grito no Escuro', da Companhia Nova de Teatro, aborda período de repressão a partir do olhar das mulheres presas e torturadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Companhia Nova de Teatro apresentará a peça "Um Grito no Escuro" em Berlim. A atriz Carina Casuscelli encena o solo multimídia, que aborda a ditadura militar (1964-1985) no Brasil a partir do olhar de mulheres que foram presas e torturadas no período.

 A atriz Carina Casuscelli encena a peça 'Um Grito no Escuro'
A atriz Carina Casuscelli encena a peça 'Um Grito no Escuro' - Henrique Oda/Divulgação

A dramaturgia e direção é de Lenerson Polonini. "Em um momento no qual o autoritarismo cresce no mundo, ameaçando democracias e a liberdade de expressão, é fundamental que a arte apresente reflexões críticas e poéticas sobre os acontecimentos de nosso tempo, alertando sobre o quão corrosivos são os regimes populistas totalitários", diz ele.

A peça estreou no ano passado no La MaMa Experimental Theatre Club, em Nova York. Também já foi apresentada em um festival no Uruguai. A encenação em Berlim ocorrerá nos dias 25 e 26 deste mês, no Ballhaus Prinzenallee.

As apresentações fora do Brasil são parte do projeto de internacionalização do grupo de teatro, que também desenvolve espetáculos sobre imigração e refúgio.

A encenação na Alemanha conta com apoio do Goethe Institut e do Instituto Guimarães Rosa (IGR), por meio do Embaixada do Brasil em Berlim.


LUZ E SOMBRA

Os fotojornalistas Lalo de Almeida, da Folha, e Luciano Candisani, colaborador da revista National Geographic, receberam convidados na abertura da mostra "Água Pantanal Fogo", no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, na semana passada. A mostra reúne fotografias dos dois tiradas na região do Pantanal. O diretor e fundador do festival É Tudo Verdade, Amir Labaki, passou por lá. O ator Leopoldo Pacheco e a produtora cultural Bel Gomes compareceram.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.