Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Todas

Mulheres e negros lideram maioria dos projetos financiados pela RioFilme

Do total de propostas aprovadas, 80% tinham uma mulher como diretora, realizadora ou como principal proponente do projeto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulheres e pessoas negras são maioria entre os diretores ou realizadores de projetos apoiados pela RioFilme, empresa de audiovisual vinculada à prefeitura da capital fluminense, no ano passado.

Cena do filme 'Levante', de Lillah Halla
Cena do filme 'Levante', de Lillah Halla - Divulgação

Do total de propostas aprovadas, 80% tinham uma mulher como diretora, realizadora ou como principal proponente do projeto. O índice é um recorde, segundo a Secretaria Municipal de Cultura. No ano anterior, a taxa foi de 66%.

Além disso, pessoas negras representam 60,24% dos líderes dos projetos selecionados pela RioFilme. No ano passado, a secretaria lançou seu maior programa de fomento, distribuindo mais de R$ 64 milhões oriundos de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo.


SOM

A produtora musical Vivian Kuczynski - Divulgação

A produtora musical Vivian Kuczynski assina a produção e a mixagem da canção de abertura da mais nova novela das sete da TV Globo, "Família É Tudo". "Jardins da Babilônia", de Rita Lee, é interpretada pelos cantores Jão e Julia Mestre e também passou pelas mãos de Zebu, parceiro musical de Kuczynski.

Com apenas 20 anos de idade, a produtora e engenheira de mixagem acumula colaborações com nomes como Pabllo Vittar, Junior Lima, Alice Caymmi e Bruno Capinan. Ao lado de Zebu, assinou a direção musical da "Superturnê", de Jão.

Para maio deste ano, ela prepara o lançamento de seu segundo álbum de estúdio.

Em 2020 e em 2022, Kuczynski recebeu indicações na categoria "Melhor Produtora Musical" do WME (Women's Music Events Awards), o maior prêmio da música dedicado a mulheres na América Latina.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou LUANA LISBOA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.