Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Viaduto do Chá será reformado por R$ 30 milhões

Obra incluirá entorno da praça do Patriarca e do Theatro Municipal; pedras portuguesas serão substituídas por mármore

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O viaduto do Chá, no centro de São Paulo, será reformado. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), aprovou a obra em reunião com sua equipe na quarta-feira (20).

PASSARELA

A licitação será lançada em abril e a previsão é de que o novo viaduto fique pronto em 14 meses, por um custo de R$ 30 milhões. As reformas têm a finalidade de conter infiltrações, melhorar o calçamento e modernizar também o entorno da praça do Patriarca e do Theatro Municipal.

Viaduto do Chá, na região central de São Paulo 
Viaduto do Chá, na região central de São Paulo  - Danilo Verpa/Folhapress

NOVO PISO

Na reunião foi escolhido inclusive o novo piso do viaduto: as pedras portuguesas serão substituídas por placas de mármore brasília, de tom avermelhado, e pelo acinzentado mármore andorinha.

PONTO A PONTO

Aos 131 anos, o viaduto do Chá foi construído para conectar as duas margens do rio Anhangabaú. Construções como estas foram feitas no contexto de expansão da cidade, que passou de 65 mil habitantes em 1890 para 240 mil no início do século 20.

PACOTE

A reforma vem na sequência de outra, a do viaduto Santa Ifigênia, e se soma a outras 249 pontes, viadutos e passarelas que estão passando por obras.


COMUNICAÇÃO

O jornalista Ricardo Kotscho e a sua neta Laura Kotscho, também jornalista, ministraram uma aula magna na USP (Universidade de São Paulo), na noite de segunda-feira (18). Mariana Kotscho, filha dele, participou de forma online do evento, que teve como tema "O Jornalismo pelo Olhar de Três Gerações". O escritor, jornalista e apresentador Heródoto Barbeiro e o chefe do departamento de Jornalismo e Editoração da USP, Luciano Guimarães, prestigiaram a aula.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.