Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Sabesp

Entidade vai à Justiça contra privatização da Sabesp e diz que lei é inconstitucional

Observatório Nacional de Direitos à Água e ao Saneamento apresentou ao TJSP um pedido de ingresso como amicus curiae

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login


O Observatório Nacional de Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas) apresentou ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) um pedido de ingresso como amicus curiae (amigo da corte) em uma ação que questiona a lei estadual que aprovou a privatização da Sabesp.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi ajuizada pelo PT e argumenta que a legislação afronta artigos da Constituição Estadual, além de ter violado o processo legislativo.

Vista aérea de estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo
Estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, estatal que deve ser privatizada - Gabriel Cabral/Folhapress

O Ondas afirma que a privatização da empresa "coloca em risco o direito humano à água" e cita um relatório próprio que identificou, entre 2000 e 2019, 1.408 casos no mundo todo de municípios que privatizaram algum serviço público essencial e, depois, voltaram atrás.

O pedido de ingresso como amicus curiae, que permite a participação nos debates sobre o caso e acompanhamento do processo, também aponta que faltou "discussão de hipóteses de reversão da privatização" da empresa, "caso o modelo privatista não atenda seus deveres contratuais ou se demonstre inadequado".

A entidade também defende o argumento da oposição que diz que o caminho para a privatização deveria ser a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), porque a Constituição paulista impede que o serviço de saneamento seja privatizado.

"O direito ao saneamento básico, compreendido em todos os seus serviços, deve compreender um caráter não discriminatório e atingir, portanto, a universalidade", diz ainda o Ondas.

E segue: "A iniciativa de aprovar uma lei que autoriza a alienação do controle acionário da Sabesp atenta contra o sistema constitucional brasileiro, sua unicidade de valores materialmente constitucionais."

A desestatização da companhia de saneamento é alvo de outras duas ADIs, uma que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e outra no TJ-SP, mas que mira o projeto aprovado pela Câmara Municipal que dá luz verde para a capital paulista assinar contrato com a Sabesp privatizada.


À MESA

Os empresários Marcelo Abrão e Marcela Crespi receberam convidados em um jantar realizado para o cantor Andrea Bocelli antes de seu show no Allianz Parque, em São Paulo, na noite de sábado (25). O italiano chegou acompanhado da mulher, Veronica Berti, ao evento, que teve menu assinado e servido pelo restaurante La Serena. O secretário municipal da Justiça de São Paulo, Fernando José da Costa, a mulher, Cristiane Zanetti da Costa, e a filha do casal, Julia da Costa, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.