Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

Atletas reclamam de falta de carne na Vila Olímpica, e COB diz que solicitou 'ajustes'

Refeições seriam escassas em proteína

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

Depois da crise do uniforme, a do churrasco: atletas brasileiros estão reclamando de falta de carne no refeitório da Vila Olímpica, em que ficam hospedados junto com delegações esportivas do mundo todo que participarão dos Jogos de Paris.

A ingestão de proteína é considerada fundamental na época das competições.

Há pratos com carne sendo oferecidos, mas, segundo relatos dos esportistas, eles terminam rapidamente porque são servidos em pequena quantidade. E há uma demora excessiva na reposição, fazendo com que muitos desistam de esperar.

Vista do terraço do prédio do Time Brasil na Vila Olímpica, em Paris
Vista do terraço do prédio do Time Brasil na Vila Olímpica, em Paris - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Atletas brasileiros já se queixaram diretamente com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A instituição não responde pela Vila Olímpica, que fica sob a responsabilidade do comitê organizador de Paris. Mas pode interferir para tentar resolver a questão.

Enquanto a solução não chega, a alternativa, para muitos dos esportistas, foi almoçar no Château de Saint-Ouen, um castelo vizinho à Vila Olímpica onde o COB montou uma estrutura de apoio à delegação brasileira.

Surgiu, então, um segundo problema: o catering contratado previa que seriam servidos até 6.000 pratos no período das Olimpíadas. O aumento da demanda, no entanto, está obrigando a empresa contratada a aumentar a quantidade de comida oferecida.

Os brasileiros relataram que delegações de outros países também estariam se queixando.

Questionado, o COB confirmou o problema, e enviou uma nota à coluna. "Assim como outros Comitês Nacionais, o COB reportou a questão da restrição de proteína no refeitório da Vila e solicitou ajustes durante a reunião diária entre os chefes de missões e o comitê organizador Paris-2024", diz o texto.

"Enquanto aguarda resposta, o COB reforçou a operação de alimentação e a oferta de proteína para os atletas brasileiros no refeitório montado na base do Time Brasil em Saint-Ouen-sur-Seine, próxima à Vila. Temos observado, com isso, a grande procura das equipes nacionais aos serviços oferecidos em Saint-Ouen", finaliza.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.