Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Meta instagram

Justiça Eleitoral é acionada contra Meta por sugerir emojis da campanha de Marçal no Instagram

Ativista Amanda Paschoal diz que situação configura 'uma possível violação ao princípio da isonomia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ativista Amanda Paschoal, candidata a vereadora de São Paulo pelo PSOL, acionou a Justiça Eleitoral para questionar o fato de que o Instagram tem sugerido a usuários da rede social o uso de emojis associados à campanha do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PTRB).

Como mostrou a coluna na semana passada, a indicação aparece aos internautas nos comentários de posts dos concorrentes do autointitulado ex-coach na corrida eleitoral.

Emojis sugeridos pelo Instagram em post de Tabata Amaral (PSB) - Reprodução

Ao ingressar na seção de comentários dos posts mais recentes dos perfis de Tabata Amaral (PSB), Guilherme Boulos (PSOL) ou Ricardo Nunes (MDB), o algoritmo do Instagram sugere o emoji com a letra "M", de Marçal, para o internauta comentar.

A rede social também mostra os números "2" e "8" —os mesmos que serão usados nas urnas pelo influenciador.

A ativista notificou extrajudicialmente a Meta, dona do Instagram —diante da falta de retorno da empresa, ela acionou a Justiça Eleitoral. Procurada, a Meta não respondeu até a publicação deste texto.

A representação aponta que "esse comportamento [de sugestão de emojis] foi registrado em diferentes dispositivos e perfis, o que indica um padrão na interação da plataforma com seus usuários", afirma a notificação.

E segue: "A situação relatada configura uma possível violação ao princípio da isonomia entre os candidatos, assegurado pela legislação eleitoral, e pode influenciar de maneira indevida a competição eleitoral".

A ativista e pré-candidata pede que a plataforma faça "as devidas correções" ou suspenda "a funcionalidade de sugestão de emojis e caracteres até o término do período eleitoral, como medida para a imediata retirada da dita propaganda".


FAZ PARTE DO MEU SHOW

Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, recebeu convidados como o ator Daniel de Oliveira no lançamento do livro "Meu Lance É Poesia" e da fotobiografia "Protegi teu Nome por Amor", na noite de segunda (2). A atriz Marieta Severo e o cantor Gilberto Gil prestigiaram o evento realizado no restaurante Maguje, no Rio de Janeiro. Os músicos Sandra de Sá, George Israel e Arnaldo Brandão também passaram por lá. Organizador das duas obras, Ramon Nunes Mello recebeu o abraço da atriz Leona Cavalli. A empresária Flora Gil, da Gegê Produções, que coordenou a obra de poesias, posou para foto ao lado da autora Glória Perez. A celebração contou ainda com a presença da atriz Kátia Bronstein e da cantora Bebel Gilberto.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.