Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

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Descrição de chapéu Meta instagram

Meta é notificada por sugerir emojis da campanha de Marçal em páginas de adversários no Instagram

A ativista Amanda Paschoal diz que situação configura 'uma possível violação ao princípio da isonomia'

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A ativista Amanda Paschoal, candidata a vereadora de São Paulo pelo PSOL, notificou extrajudicialmente a Meta para questionar o fato de que o Instagram tem sugerido a usuários da rede social o uso de emojis associados à campanha do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PTRB).

Como mostrou a coluna, a sugestão aparece aos internautas nos comentários de posts dos concorrentes do autointitulado ex-coach na corrida eleitoral.

Emojis sugeridos pelo Instagram em post de Tabata Amaral (PSB) - Reprodução

Ao ingressar na seção de comentários dos posts mais recentes dos perfis de Tabata Amaral (PSB), Guilherme Boulos (PSOL) ou Ricardo Nunes (MDB), o algoritmo do Instagram sugere o emoji com a letra "M", de Marçal, para o internauta comentar.

A rede social também mostra os números "2" e "8" —os mesmos que serão usados nas urnas pelo influenciador.

"Esse comportamento foi registrado em diferentes dispositivos e perfis, o que indica um padrão na interação da plataforma com seus usuários", afirma a notificação.

"Independentemente de se tratar de um erro ou de uma ação deliberada, seja dos responsáveis pela plataforma ou de usuários que tenham manipulado o algoritmo para induzir tais sugestões, o resultado é o favorecimento indevido de um candidato, prática essa expressamente vedada pela legislação eleitoral brasileira", diz ainda a ativista.

A notificação aponta que a situação configura uma possível violação ao princípio da isonomia entre os candidato e pede que a plataforma faça "as devidas correções" ou suspenda "a funcionalidade de sugestão de emojis e caracteres até o término do período eleitoral, a fim de evitar o favorecimento indevido de qualquer candidato".

Procurada, a Meta não comentou o assunto.

Marçal é o candidato com maior popularidade digital entre os concorrentes à prefeitura. Ele tem apostado em vídeos curtos que prendem a atenção e que rapidamente viralizam nas redes. Para isso, ele se vale de um exército de seguidores que produzem os cortes para ele.

O empresário estimula competições e premia com valores em dinheiro os criadores dos vídeos com maior engajamento.

A Justiça Eleitoral determinou, no sábado (24), a suspensão dos perfis do candidato. A ação, ingressada pelo PSB de Tabata Amaral, argumenta que ele cometeria abuso econômico ao promover cortes monetizados.

Na quarta (28), o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) indeferiu o pedido de Marçal para que as suas redes sociais fossem reativadas.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

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