Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

STJ aumenta valor de indenização que Reserva terá de pagar por camisetas com frases de Tim Maia

Montante exato será definido no cumprimento da sentença; para corte, 'estampas ultrapassam a mera referência às obras do autor'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) acatou recurso de Carmelo Maia, herdeiro do cantor Tim Maia, e aumentou o valor da indenização por dano material que a Reserva deverá pagar por ter comercializado camisetas estampadas com trechos de músicas do artista.

As peças traziam versos como "Guaraná, suco de caju/ Goiabada e sobremesa" e "Você e eu/ Eu e você". Cabe recurso.

A imagem mostra uma camiseta de cor clara com um design gráfico em preto. O texto na camiseta diz: 'Guaraná& Suco de Caju& Goiabada& Sobremesa&'.
Camiseta vendida pela Reserva provocou disputa judicial com herdeiro de Tim Maia - Reprodução/Reserva

Relator do caso, o ministro Marco Aurélio Bellizze determinou que a grife pague ao filho do músico não apenas o lucro obtido com a venda das roupas —como determinava decisão anterior—, mas também o valor que seria cobrado de direitos autorais caso o uso das letras tivesse sido autorizado.

A quantia exata deverá ser calculada no cumprimento da sentença, mas não poderá ultrapassar R$ 600 mil, montante inicial pedido pelo espólio do artista.

O STJ também negou recurso da Reserva que alegava ter feito uma paráfrase, e não uma cópia da obra de Tim Maia. Como argumento, eles apontavam que as palavras estampadas seriam de uso ordinário e separadas pelo símbolo "&".

O ministro rejeitou a argumentação. "As estampas ultrapassam a mera referência às obras do autor, tratando-se de cópia das letras de suas músicas, com o simplório acréscimo do conectivo &, o que configura apropriação indevida de exploração comercial", afirmou o relator.

A Reserva já tinha sido condenada a pagar R$ 50 mil de indenização ao filho de Tim Maia por dano moral. Decisão judicial anterior já tinha também determinado a suspensão e proibição da venda de camisetas com letras do artista.

MEMÓRIA

A professora da USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora Giselle Beiguelman prestigiou a abertura da exposição "Uma Vertigem Visionária – Brasil: Nunca Mais", realizada no Memorial da Resistência, em São Paulo, no sábado (7). A mostra reúne testemunhos de pessoas que foram presas na ditadura militar (1964-1985), arquivos de processos judiciais e obras de ex-perseguidos políticos e artistas.

A diretora da instituição, Ana Pato, e o professor e curador da exposição, Diego Matos, receberam convidados. O diretor-executivo do Núcleo Memória, Maurice Politi, e o cientista político Petrônio Pereira de Souza compareceram. A advogada e ex-presa política Rita Sipahi, a psicanalista Leda Corazza e o pintor Claudio Tozzi estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.