Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Minas Gerais

Vereadores de BH rebatizam avenida General Olímpio Mourão Filho, que homenageava militar de 1964, para Antônio Pinheiro

Ex-deputado e ex-vereador atuou na defesa dos direitos humanos e em causas sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou na terça (10) um projeto de lei que rebatiza a avenida General Olímpio Mourão Filho, na região da Pampulha, com o nome do ex-deputado e ex-vereador Antônio Oscar Pinheiro (1923-2021), pai do jornalista Chico Pinheiro.

A homenagem foi proposta pelo vereador Pedro Patrus (PT). Na justificativa do texto, o político afirma que Antônio Pinheiro teve atuação de destaque na defesa dos direitos humanos e em causas sociais, como em projetos para levar água, luz e esgoto para a favela do Cafezal, em BH.

Por outro lado, Patrus diz que o general que atualmente nomeia a avenida participou de ações para a concretização do golpe de 1964, quando foi instaurada a ditadura militar no Brasil, "iniciando um longo período de repressão e violação dos direitos humanos e civis".

À frente da 4ª Região Militar e da 4ª Divisão de Infantaria do 1º Exército, sediados em Juiz de Fora (MG), Mourão Filho iniciou na madrugada de 31 de março o movimento das tropas em direção ao Rio de Janeiro, ação que culminou na queda do então presidente Jango.

O projeto para alteração do nome da via foi aprovado por 29 votos. A proposta agora precisar ser sancionada pelo prefeito Fuad Noman (PSD).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.