Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Adaptação de livro de Ferreira Gullar para o cinema será dirigida por Lirio Ferreira

Em 'Rabos de Foguete', poeta narra sua experiência nos anos em que ficou exiliado pela ditadura militar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor Lírio Ferreira será o responsável por levar ao cinema "Rabo de Foguete", obra do poeta Ferreira Gullar (1930-2016) em que ele relata suas memórias do período em que morou fora do país, exilado pela ditadura militar (1964-1985).

"Desde o momento em que li o livro, um redemoinho de sentimentos se fez: felicidade, dúvida, urgência, medo, responsabilidade e desejo. Como dizia o poeta: 'Uma parte de mim pesa, pondera; Outra parte delira'", disse.

A imagem mostra um casal sentado em um cinema vazio. Eles estão posicionados na frente de várias fileiras de cadeiras pretas. O homem usa um casaco preto com listras brancas e óculos, enquanto a mulher está vestida de preto e também usa óculos. Ao fundo, há uma tela de cinema em branco e paredes escuras.
A produtora Glaucia Camargos e o diretor Lírio Ferreira - Leo Aversa/Divulgação

Glaucia Camargos, produtora do filme, diz acreditar que Ferreira conseguirá dar a dimensão poética que ela imagina para o trabalho. O longa terá o mesmo nome do livro: "Rabo de Foguete".

As gravações vão ocorrer na Argentina, onde Gullar passou anos exilado, e no Rio de Janeiro.


CONTRACAPA

O advogado Pierpaolo Bottini, a presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura, e o advogado Gustavo Badaró receberam convidados para o lançamento de seu novo livro, "Juiz das Garantias". O evento foi realizado na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, na sede do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília, na terça (13). O ex-advogado-geral da União Luís Inácio Adams compareceu. O advogado Nabor Bulhões também prestigiou os autores.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.