Nabil Bonduki

Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi relator do Plano Diretor e Secretário de Cultura de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nabil Bonduki

Fiasco do muro de vidro de Doria expõe falta de urbanismo na USP

Surpreende a universidade ter aceito um 'Cavalo de Troia', sem avaliar o 'day after'

Até os anos 1990, a Cidade Universitária era aberta aos finais de semana para os paulistanos, que usufruíam de uma área verde encravada na cidade. O campus ficava lotado, com gente caminhando, bicicletando, batendo bola ou fazendo piquenique na grama. Nada mais justo: a USP vive de recursos públicos. 

Mas, em 1996, o reitor acabou com essa opção de lazer alegando que ela gerava despesas de manutenção e vandalismo. O acesso foi proibido e instalaram-se guaritas e muros em volta da Cidade Universitária, como um condomínio fechado.

Nasceu aí o muro de concreto entre a raia olímpica e a marginal. Horroroso como arquitetura, era pior no aspecto simbólico. Representava, no plano do urbanismo, a distância que tem separado a universidade pública da sociedade. 

O muro era horrível, mas apenas a falta de prioridades e de um plano urbanístico da Cidade Universitária explica a insensatez de aceitar a “oferta” de João Doria de trocá-lo por um paredão de 2,2 km de vidro. 

Em 2017, o ex-prefeito pedia doações para viabilizar ideias que reforçassem a imagem de gestor. Empresas abriram o cofre e deram, pelo menos, R$ 15 milhões para instalar o muro de vidro, para dar transparência entre o verde da USP e a marginal. 

Vidros estilhaçados ao lado do muro da USP, na zona oeste paulistana
Vidros estilhaçados ao lado do muro da USP, na zona oeste paulistana   - Joel Silva/Folhapress

Não causa mais estranheza Doria ter proposto um projeto não prioritário, com o bolso dos outros. Surpreende a USP ter aceito um “Cavalo de Troia”, sem avaliar o “day after”, como o custo de manutenção, segurança e limpeza.

Em três meses, 11 vidros foram quebrados. Para evitar mais danos, viaturas da GCM e câmeras de segurança vigiam o cristal. Cerca de 6.600 m² de vidros, submetidos à fumaça negra da marginal, precisam ser limpos. Isso em meio ao desequilíbrio orçamentário e às inúmeras carências da USP. 

A proposta expõe o atraso urbanístico que vigora na Cidade Universitária, apesar da qualificação do corpo docente da USP. Ela é tratada como um condomínio fechado, impermeável a uma concepção contemporânea de urbanismo.

Trocar concreto por vidro manteve a USP murada. Com menos recursos, a área livre poderia ser reaberta para a população. A GCM e as câmeras poderiam cuidar das pessoas e do espaço em vez de proteger o muro de cristal. A limpeza seria do verde, não dos vidros.  

Em urbanismo, a Cidade Universitária está mais atrasada que São Paulo, além de abrir mão de receitas. Não cobra estacionamento nem multa os infratores de trânsito, estimulando o carro. Inexistem áreas comerciais, pois vigora um zoneamento unifuncional quando se recomenda o uso misto. 

Os R$ 15 milhões gastos no muro dariam para construir alojamentos para cerca de 800 estudantes carentes, que morariam próximo ao local de estudo. Precisa falar mais?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.