Nelson Barbosa

Professor da FGV e da UnB, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento (2015-2016). É doutor em economia pela New School for Social Research.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson Barbosa
Descrição de chapéu PIB juros

Irrealismo do teto Temer gerou o orçamento secreto do centrão

Projeções do governo continuam para contas públicas bem irrealistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, o governo apresentou seu PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023. A medida é o pontapé inicial dos debates fiscais sobre 2023 e depois.

Como acontece desde a adoção do teto Temer de gasto, as projeções do governo continuam bem irrealistas. Dou dois exemplos, um para trás, outro para a frente.

O presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto ao lado do Ministro da Economia, Paulo Guedes - Gabriela Bilo -13.abr.22/Folhapress

Primeiro, voltando no tempo, em agosto de 2021, quando o governo apresentou o PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) de 2022, a equipe econômica disse que o gasto primário deste ano seria de 17,5% do PIB, 1,1 ponto do PIB abaixo do verificado em 2021. A contração fiscal prevista no PLOA 2022 era fortíssima e levou, ainda bem, à ampliação do teto de gasto.

Naquela época, final de 2021, houve grande chiadeira do mercado, e algumas pessoas até deixaram a equipe de Guedes, insatisfeitos com o abandono da "austeridade morra-quem-morrer" planejada por Temer. Pois bem, hoje o gasto primário previsto para 2022 é de 18,2% do PIB, 0,7 ponto do PIB acima do inicialmente previsto pelo teto Temer, e o mundo não acabou. A flexibilização adotada no fim de 2021 diminuiu a restrição fiscal deste ano e o mercado aceitou a mudança, basta ver o juro e o câmbio.

O problema maior da flexibilização fiscal deste ano não foi o seu tamanho (macro), mas sim sua composição (micro), concentrada em emendas parlamentares do orçamento secreto.

Segundo, olhando para a frente, voltamos à fase inicial dos jogos orçamentários, na qual a equipe econômica promete novo arrocho fiscal, sob aplausos de vários analistas financeiros.

Qual é tamanho da dieta prometida no PLDO 2023? O gasto primário federal cairá para 17,8% do PIB em 2023, 0,4 ponto do PIB menor que o esperado para este ano. Na sequência, em 2024 e 2025, o PLDO 2023 prevê mais arrocho, com o gasto primário caindo para 17,3% e 16,7% do PIB, respectivamente.

Para que o cenário do PLDO 2023 se concretize, será necessário cortar ainda mais investimentos e programas sociais, além da folha de pagamentos dos servidores. Em outras palavras, dificilmente o cenário do PLDO 2023 se concretizará, e já sabemos como isso termina.

Os últimos anos demonstraram que metas fiscais ambiciosas dão dois tipos de trabalho: colocá-las e retirá-las, sendo que o segundo passo geralmente inclui o governo acuado, aceitando toda e qualquer demanda orçamentária do Congresso.

Traduzindo do economês, o irrealismo e a irresponsabilidade fiscal do teto Temer geraram o orçamento secreto do centrão. Ao explicitar o conflito sem dizer como resolver o conflito, a obra-prima do time Temer estimulou a má alocação de recursos públicos, atrasou reformas institucionais importantes e prejudicou a recuperação da economia.

Há alternativa? Sim, várias, e talvez isso até seja debatido na campanha eleitoral deste ano, sobretudo depois que Bolsonaro, sabendo ou não, sinalizou mais três anos de penúria fiscal.

Do lado progressista da pré-campanha eleitoral, Lula, o debate fiscal parece se encaminhar para uma flexibilização em 2023, focada em pagar os atrasados deixados por Bolsonaro, reforçar transferências de renda aos mais pobres e aumentar o investimento público em infraestrutura, meio ambiente, saúde e educação.

Quanto de flexibilização fiscal? A campanha Lula não tem economista-chefe, muito menos programa de governo, mas acho que será necessário pelo menos 1% do PIB a mais de gasto primário, além do previsto no PLDO 2023, para arrumar a bagunça deixada por Bolsonaro e recuperar a renda e o emprego mais rapidamente. Feliz jogos orçamentários!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.