Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

John Bolton chega e Donald Trump ameaça com guerra

Após 'suposto ataque químico' na Síria, presidente americano se volta até contra a Rússia

No New York Times, em manchete, “Autoridades sírias são acusadas por ataque químico”. A acusação seria de “grupos de ajuda” não identificados. Logo abaixo, “Trump levanta expectativa de ataque”, em resposta.

No francês Le Monde, também em manchete, “O que se sabe sobre a natureza dos bombardeios”, sem falar que foi ataque químico. Abre o texto afirmando que “ONGs próximas da oposição atribuíram” às autoridades sírias.

O Wall Street Journal, que vê “suposto ataque químico”, sublinha que o inusitado tuíte de Trump, que ameaçou até a Rússia, coincide com a posse do novo assessor de Segurança Nacional, o belicista John Bolton, nesta segunda.

No perfil de Ai Weiwei, o fotógrafo Yasser Murtaja, morto em Gaza, na Palestina
Foto: Reprodução
Reprodução

Ao fundo, o artista e ativista chinês Ai Weiwei postou no Instagram (acima) que o fotógrafo palestino Yasser Murtaja, morto durante cobertura de protesto em Gaza, foi seu câmera no documentário “Human Flow”, de 2017.

Em seguida, citando Weiwei, o Washington Post reportou então a morte de Murtaja sob o título “Ele estava vestindo um colete com a inscrição ‘Press’”.

No acumulado, já são pelo menos 29 palestinos mortos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.