Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Trump e Sanders se unem contra Amazon nos EUA

Empresa ficou grande demais, diz senador; no Brasil, negocia comprar Casas Bahia e Pontofrio

Donald Trump voltou a atacar a Amazon no sábado, via Twitter, dizendo que os correios perdem US$ 1,50 por cada pacote que entregam.

No domingo, o senador Bernie Sanders, que esteve perto de ser o candidato democrata contra Trump, se uniu a ele afirmando à CNN que a Amazon se tornou grande demais.

Com os mesmos argumentos do adversário, como o desaparecimento das lojas de varejo nos EUA, defendeu “examinar o poder e a influência” da Amazon.

Paralelamente, a agência britânica Reuters noticiou no meio da semana que a Amazon está negociando no Brasil a compra da Via Varejo, que controla as redes de lojas Casas Bahia e Pontofrio.

As seguidas declarações de Trump derrubaram as ações da Amazon nos EUA. No Brasil, a possível aquisição fez saltar as ações da Via Varejo.

NYT QUASE CONCORDA

O New York Times foi checar as várias declarações de Trump e publicou que “faltou contexto”, porém “uma análise do Instituto de Tributação e Política Econômica concluiu que a Amazon não pagou nenhum imposto federal em 2017”. E outra “análise de 2017 feita pelo Citigroup concluiu que os correios estavam cobrando taxas abaixo do mercado para entrega de pacotes”.

Por outro lado, o NYT questionou os ataques de Trump ao Washington Post —que foi comprado por Jeff Bezos, dono da Amazon— e afirmou que o jornal “opera independentemente”.

NYT VS. SCMP

Em outro texto, o NYT atacou no domingo o South China Morning Post —que foi comprado por Jack Ma, dono do Alibaba.

Diz que o bilionário chinês “antevê um dia em que o SCMP será a organização jornalística dominante no mundo” e “partiu para uma farra de contratações de jornalistas de veículos como BBC e NYT”. Mas seu jornal tem como “missão promover o soft power da China”.

‘SOFT POWER’ NOS BÁLCÃS

O site Politico noticiou que o Reino Unido “retomou a batalha por influência nos Bálcãs”, numa “luta de soft power com a Rússia”.

Após uma década, a estatal britânica BBC relançou seus serviços na Sérvia, “para concorrer com veículos nacionais de mídia, muitos dos quais trazem poucas reportagens críticas ao presidente Aleksandar Vučić”. Eleito em 2017, ele tem o “objetivo declarado de levar a Sérvia à União Europeia, mas também mantém relações próximas com a Rússia”.

NETFLIX E A SEGURANÇA NACIONAL

Na mesma semana em que enfrentou campanha por boicote no Brasil, a Netflix anunciou a nomeação para seu conselho de Susan Rice, ex-assessora de Segurança Nacional dos EUA, e passou a enfrentar campanha também por lá, como noticiaram HuffPost, Breitbart e outros.

Até a Variety qualificou Rice como “controversa”, dada a sua atuação em países como Líbia, Síria e Ucrânia.

Reprodução/Arab News

O PRÍNCIPE

Na foto distribuída pela agência saudita SPA (acima), Jeff Bezos, da Amazon, com Mohammed bin Salman, que cumpre agenda por Vale do Silício (Bill Gates, Tim Cook, Elon Musk), Hollywood, Wall Street, publishers e políticos, como relatam NY Post e outros.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.