Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Já especulam Oscar para 'Democracia em Vertigem', que 'fala para muitos no mundo'

Para Guardian, documentário mostra 'desgaste do tecido democrático'; para Vox, é 'filme de terror'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No rastro da crítica favorável no New York Times, jornais como Guardian e sites como Vox saíram a elogiar “Democracia em Vertigem” ou “The Edge of Democracy”, título global do documentário recém-lançado na Netflix.

O filme “poderoso mostra a descida” do país até Jair Bolsonaro “e o desgaste de seu tecido democrático”, destacou o Guardian. No título do Vox, “traça a inclinação escorregadia da democracia até o governo autoritário”. Logo abaixo, “É um filme de terror”.

A Variety, publicação de referência em Hollywood, afirmou no enunciado de sua resenha que o “documentário angustiado e montado com arte” apresenta um Brasil em “retrocesso sinistro na direção da extrema direita”.

Antes, no festival de Sundance, outro veículo da indústria de cinema, Hollywood Reporter, alertou que ele atingia um nervo global: “Ajuste os detalhes e a linguagem um pouco, e ele está falando para muitos ao redor do mundo”.

Tanto que o IndieWire, outro veículo da indústria, fez um primeiro levantamento das previsões para o Oscar de documentário e já o incluiu. O site descreve o filme como “um olhar assustador sobre os princípios de uma ditadura de extrema direita”.

TERÇA-FEIRA, NO SUPREMO

Com chamada, o Wall Street Journal informa que o “Supremo se mostra obstáculo poderoso à agenda de Bolsonaro”, que havia prometido “o que ele chama de valores da família tradicional”, mas pouco conseguiu após seis meses.

“O ex-capitão do Exército e os ministros do Supremo encaram nesta semana seu maior confronto até aqui”, afirma. “Na terça, o tribunal de inclinação progressista está pautado para decidir sobre um pedido que pode libertar o rival de Bolsonaro, Lula”.

‘IN FUX WE TRUST’

A alemã Der Spiegel, na reportagem “O juiz e seu presidente”, sublinha os elos de apoio mútuo de Sergio Moro e Bolsonaro —e também informa que “na terça o Supremo vai decidir sobre pedido dos advogados de Lula”, sob impacto das revelações do Intercept de que “Moro e procuradores estiveram se comunicando durante o julgamento”.

Mas Luiz Fux, citado nas mensagens, “é um dos ministros. Ele é considerado especialmente complacente com a facção Moro”.

SOFTWARE ESPIÃO

Sob o título "Adeus, Chrome: Browser do Google se tornou software espião", acima, o Washington Post publica ter levantado que o Google acrescenta 11 mil cookies no Chrome do usuário, por semana. Enfatiza que "é hora de mudar" e sugere o Firefox.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.