Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Na Argentina, 'triunfo arrasador'; no exterior, 'revés esmagador'

'Mercados ficam mal quando percebem que foram enganados', diz Alberto Fernández sobre reação financeira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do Clarín, "O triunfo contundente de Alberto F. o deixa muito perto da presidência". E do La Nación, "Um triunfo arrasador deixa Fernández às portas do poder". Os dois jornais são próximos do atual presidente argentino, Mauricio Macri.

 

No Página/12, de oposição, o enunciado provocador foi "Quem quer ouvir que ouça", dizendo que "a onda passou por todo o país". No La Capital, de Rosário, província de Santa Fé, "Vitória contundente de Alberto Fernández".

Nesta segunda, os quatro se voltaram à disparada do dólar, em meio ao "descontrole de todas as variáveis financeiras". Fernández declarou que "Mercados ficam mal quando percebem que foram enganados".

PS 14h30 - Matías Kulfas, "economista de confiança de Fernández", surgiu na cobertura para garantir manutenção do pagamento da dívida externa e do regime de câmbio.

Nos EUA e Europa, jornais como Washington Post recorreram à Associated Press, com o enunciado "Macri é batido, eleitores apoiam chapa da antecessora", referência a Cristina Kirchner, vice de Alberto Fernández.

Os veículos financeiros deram mais atenção, com o Wall Street Journal destacando que o "presidente pró-empresas sofreu um revés esmagador". A Bloomberg noticiou a votação e depois a reação dos mercados apontando "revés chocante" e "votação chocante" em seus enunciados.

O britânico Financial Times mal noticiou a primária e já partiu para "Títulos argentinos são atingidos". O jornal, que adotou uma cobertura editorializada na campanha, explicou que "Quase todas as pesquisas de opinião previam resultado muito mais próximo entre os dois".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.