Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Ricos fogem do Tesouro em tsunami; bancos se preparam

Bloomberg e WSJ veem juros baixos empurrando investidores locais para outras aplicações, 'no Brasil e globalmente'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na Bloomberg, iniciando reportagem que mobilizou quatro correspondentes, "É uma boa hora para ser um banqueiro servindo aos ricos do Brasil". Detalha como UBS, Credit Suisse e outros vêm contratando para responder à demanda.

Segundo uma executiva do primeiro banco, "é um verdadeiro tsunami". Os ricos estão partindo para ações e fundos especulativos "no Brasil e globalmente".

A Bloomberg explica que "os juros baixos estimulam muitos a abandonar os títulos do Tesouro em favor de ofertas mais exóticas". E comenta que isso ocorre "embora a economia siga em ritmo lento", com projeção de crescer 0,9%, "abaixo de 2018".

Também o Wall Street Journal, em despacho sobre a decisão para a taxa Selic, publicou que os juros em queda "estão empurrando muitos investidores locais" para longe dos títulos do governo brasileiro.

E ouve, do analista de uma gestora em São Paulo, que chegou "a hora de pôr um fim nessa loucura de taxas baixas".

5G A US$ 18

A Xinhua noticia que as três maiores operadoras de telefonia móvel da China lançaram seus planos mensais 5G, com preços "a partir de 128 yuans (US$ 18)", em 50 cidades, inclusive Pequim e Xangai —só nesta foram acionadas 12 mil novas estações.

Huawei e Xiaomi lançaram os seus smartphones 5G, um usuário disse esperar agora o "killer app", o "próximo passo", e um membro da Academia Chinesa de Tecnologia previu "revolução na economia digital".

'TECH SUPERPOWER'

Com destaque para a imagem acima, a CNN, entre outros veículos americanos, cobriu em Pequim a estreia do 5G, sublinhando ser um novo passo "para virar superpotência tecnológica", com a "China bem à frente".

Também se concentrou nos aplicativos comerciais, de "smartcars" sem motorista a "escovas de dente que dizem se você está doente". Citando a consultoria Jefferies, projetou que a China atinja 110 milhões de usuários 5G no ano que vem, 7% da população.

AMEAÇA TIKTOK

O South China Morning Post, com notícia exclusiva da Reuters, publicou que Washington lançou "revisão de segurança nacional" sobre a compra do Musical.ly pelo chinês TikTok, dois anos atrás.

Vendo novo esforço dos EUA de "dissociação tecnológica" após a Huawei, o CGTN, canal internacional de notícias da China, disse temer um futuro com "a humanidade mantida refém".

'THE FACEBOOK CANDIDATE'

Marcando de 6% a 9% nas pesquisas publicadas domingo nos EUA, em quarto lugar distante, Pete Buttigieg não fez manchete, mas se firma como opção a Joe Biden na direita democrata. Na expressão do site Gizmodo, "o candidato Facebook".

A Bloomberg noticia que ele aceitou dois nomes sugeridos pelo "amigo" Mark Zuckerberg (acima, ambos em 2017) para o seu comando de campanha e passou a criticar Elizabeth Warren, que propõe "dividir" a empresa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.