Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Já sob pressão dos credores, Fernández agora tem a China

Quanto menos dinheiro puder emprestar no Ocidente, 'mais o chinês renminbi será internacionalizado na Argentina', avisa The Diplomat

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Às vésperas da posse de Alberto Fernández, o Financial Times destaca que os “mercados” cobram detalhes, “já que US$ 60 bilhões em dívidas argentinas vencem no próximo ano”. Por mercados, refere-se a um anônimo “detentor de títulos” de Nova York, um credor:

“‘Qual superávit primário e como atingi-lo?’ Sem detalhes, o detentor de títulos diz que haverá pouca confiança na capacidade do governo de cumprir as suas obrigações.”

(Não é o primeiro aviso dos credores via FT. Há um mês, dias após a eleição, o jornal destacou que "Detentores de títulos alertam Argentina para não tornar a dívida 'ininvestível'". Ou ainda, "Uma reestruturação muito dura pode assustar os investidores, diz um credor", talvez o mesmo.)

Alberto Fernández anuncia seu gabinete em Buenos Aires - Martin Zabala/Xinhua

Por outro lado, o site The Diplomat, de Washington, busca alertar o establishment ocidental que a Argentina agora vai ter “Um último recurso: a China”.

Enfatiza que a aproximação cresceu sob Mauricio Macri —e os dois países têm, desde dezembro, um “programa de swap cambial” equivalente a US$ 19 bilhões, para contornar o dólar e negociar em suas próprias moedas:

“Quanto menos dinheiro o governo Fernández puder emprestar dos mercados, mais o chinês renminbi será internacionalizado na Argentina.”

Aliás, o país “poderá fornecer um campo de teste para o modelo alternativo de desenvolvimento da China, que é muito diferente do ocidental”.

SINAIS SUTIS

No alto da home do Wall Street Journal ao longo do domingo, com foto, “Nicolás Maduro, antes dado como prestes a ser destituído, parece firme no posto”.

Cita a saída de John Bolton da Casa Branca e a corrupção que tirou de Juan Guaidó a imagem de “alternativa honesta”, mas aponta como motivo maior que “a economia em crise na Venezuela mostra sinais sutis de melhora”.

Enfatiza o salto de quase 50% na exportação de petróleo, “apesar das sanções dos EUA” ao setor. Entre os compradores, a China.

BULLYING

Acima, o Saturday Night Live, da NBC, faz piada com Donald Trump sendo desprezado por Justin Trudeau e Emmanuel Macron na cantina do colégio.

O presidente americano tuitou depois que, apesar de sua suposta vitória na Otan, a "Mídia Fake News zomba de mim".

MINGUANTE

Em reportagem que mobilizou nove correspondentes, a agência americana Associated Press, por New York Times, Washington Post e outros, noticiou que a “Influência da América, outrora dominante, está minguando sob Trump”.

No início do texto, “Em entrevistas à AP, diplomatas, autoridades estrangeiras e acadêmicos de vários países descrevem uma ordem global em transformação na qual os EUA têm papel menos central”. Citando europeus e outros países, do Egito às Filipinas, acrescenta:

“Aqueles velhos amigos de Washington? Muitos estão procurando alianças noutros lugares. Muitos olham para a China ou a Rússia.”

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.