Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Fauci projeta até 200 mil mortos nos EUA e some das manchetes

Nova York e Paris recebem primeiros aviões com máscaras da China, noticiam NYT e Le Monde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete do Wall Street Journal por algum tempo, "Mortes nos EUA podem atingir 200 mil, diz dr. Fauci".

Era uma projeção da referência médica na força-tarefa do país, o já célebre Anthony Fauci. Dele, ao ser questionado na CNN sobre a previsão de mortes: "Olhando para o que vemos agora, eu diria entre 100 [mil] e 200 mil".

O WSJ sumiu em seguida com a manchete, a CNN nem deu, New York Times e Washington Post também não, mas o Drudge Report recorreu a maiúsculas vermelhas para bradar: "Fauci projeta entre 100 mil e 200 mil mortos".

As outras manchetes se voltaram então à cobrança de governadores e do prefeito de Nova York por equipamento. No NYT, "NY avisa que suprimento está baixo", cobre só mais uma semana.

Logo a seguir, na home page e na cobertura em tempo real, "Primeiro de vários aviões carregando suprimentos médicos chega a NY da China" (reprodução acima). Entre outros, "130 mil máscaras N-95, 1,8 milhão de máscaras cirúrgicas e aventais, mais de 10 milhões de luvas".

FRANÇA TAMBÉM

Na home do parisiense Le Monde, com foto de avião cargueiro, "600 milhões de máscaras: o objetivo da 'ponte aérea' entre a China e a França". O primeiro deles, com dez milhões de máscaras, estava "programado para decolar" no próprio domingo (29), de Shenzhen.

MAIS 'DESINFORMAÇÃO'

Por outro lado, o NYT noticiou com destaque que a organização Alliance for Securing Democracy, formada por ex-diplomatas e ex-agentes de inteligência americanos, lança nesta segunda (30) um projeto contra a "desinformação" chinesa, nos moldes daquele que criou contra a Rússia, Hamilton 68.

'APLAUSOS PARA BOLSONARO'

O alemão Stuttgarter Zeitung publicou na edição de sexta (27) uma charge que ecoou por Reddit e outras plataformas, com o presidente brasileiro no púlpito, gritando: "É tudo histeria e conspiração!!!". Atrás dele, o coronavírus e a Morte aplaudem.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.