Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus

Brasil, que 'já foi modelo', agora é 'o novo hotspot' da pandemia

Clarín prevê para o país uma 'tempestade perfeita: coronavírus, gripe, dengue e sarampo', com o sistema de saúde à beira do colapso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Final de domingo na home page do financeiro alemão Handelsblatt, com foto do presidente brasileiro: “Brasil se torna o novo hotspot do coronavírus, Bolsonaro fracassa como gerente de crise”.

E na home do argentino Clarín, também com foto de Bolsonaro, “Brasil caminha para tempestade perfeita: coronavírus, gripe, dengue e sarampo”, destacando que o “sistema de saúde está à beira do colapso”.

Na americana Fox News, “Brasil ultrapassa Itália e Espanha” em casos de Covid-19. No tabloide New York Post, “Bolsonaro é visto fora de controle”. No New York Times, com agência Reuters, “Bolsonaro tira foto com crianças em manifestação, desafiando orientação de saúde”.

O NYT manteve na home ao longo do domingo, de novo com foto de caixão em cemitério de Manaus, a chamada “Brasil, que já foi líder, se debate para conter vírus”. Logo abaixo, “As respostas pioneiras do país a crises passadas ganharam elogios globais, mas a sua resposta caótica ao coronavírus minou a capacidade do país de lidar” com a pandemia.

MOURÃO LÁ

A semana de “lives” e artigo do vice Hamilton Mourão incluiu “uma entrevista com um pequeno grupo de correspondentes estrangeiros”, no dizer do Financial Times, que no fim de semana abriu foto na home para o general.

Ele defendeu a política que vem implantando na Amazônia, inclusive a operação “Green Brazil Two”, que levou soldados de volta à floresta para tentar conter o desmatamento. “We mean business”, somos determinados na ação, declarou ele.

ARAÚJO E A ARGENTINA

Na quinta (14), ao lado do chanceler Ernesto Araújo, Bolsonaro deu a entender que o Brasil está se saindo melhor na pandemia do que a Argentina, “país que caminha para o socialismo”. Ecoou no Clarín, mostrando como, na verdade, o vizinho está melhor.

No dia seguinte, Araújo deu entrevista ao jornal, publicada no domingo. Sob a manchete, entre aspas, “Brasil tem as portas abertas para Alberto Fernández”, disse que o episódio “não impede o diálogo”. E reclamou que é Fernández quem dá “sinal contrário, quando faz ‘live’ com o ex-presidente Lula, põe no Twitter, ‘Veja, meu grande amigo, o presidente Lula’”.

GENOCÍDIO

Com fotos e o título "Lula teme genocídio no Brasil sob Bolsonaro", a France Presse despachou longa entrevista de fim de semana com o ex-presidente, veiculada por franceses como Le Parisien, alemães como Frankfurter Allgemeine, indianos como Hindu, canadenses etc., inclusive o portal americano Drudge Report.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.