Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Saída 'abrupta' gera 'especulação sobre colapso' entre Bolsonaro e militares, diz NYT

Tensões vinham aumentando com apelos do presidente por 'apoio político' das Forças Armadas, diz WSJ

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O New York Times entrou na cobertura da crise política brasileira com a reportagem "Chefes das Forças Armadas do Brasil renunciam abruptamente em meio a mudança de gabinete" (imagem abaixo).

"A saída dos líderes militares", escreve o correspondente Ernesto Londoño, "alimentou especulações galopantes na capital, sobre um colapso na relação entre o presidente e os militares". Descreve a resposta do governo brasileiro à pandemia, pano de fundo das mudanças, como "improvisada e caótica".

Wall Street Journal e Financial Times, que já haviam noticiado a reforma ministerial como resultado da disparada da Covid, produziram e destacaram em suas páginas iniciais novas reportagens, sobre a saída dos comandantes.

"Chefes militares do Brasil deixam cargos conforme presidente tenta aumentar seu apoio", destaca o WSJ (imagem abaixo, da home), acrescentando:

"As tensões entre os militares e Bolsonaro, um ex-capitão do Exército que serviu na ditadura brasileira de 1964-85, aumentaram nos últimos meses, conforme o presidente apelava cada vez mais às Forças Armadas para apoiá-lo politicamente."

Abrindo o texto do FT, "O presidente de extrema direita do Brasil, Jair Bolsonaro, tentou afirmar sua autoridade reorganizando o gabinete e trocando os chefes militares, mas as mudanças apenas reforçaram seu apoio declinante".

Na home do alemão Süddeutsche Zeitung, "Militares contra Bolsonaro". E na home do South China Morning Post, "Chefes militares do Brasil saem em nova turbulência por Jair Bolsonaro".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.