Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Ásia

Enquanto Zhao ganhava Oscar, Yao Pan Ma era espancado em NY

Tabloides nova-iorquinos cobrem 66º caso de crime de ódio contra asiáticos na cidade, em 12 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos tabloides nova-iorquinos, a imagem de outra pessoa de origem chinesa, o cozinheiro Yao Pan Ma, disputou espaço a partir do domingo com as fotos da diretora Chloe Zhao, que levou o Oscar pelo filme “Nomadland”.

O Daily News, com testemunhos e vídeo de vigilância, reportou que Yao Pan Ma foi atacado por trás e, no chão, teve a cabeça chutada e pisoteada várias vezes, na Terceira Avenida com rua 125.

O New York Post ouviu de sua mulher, “entre lágrimas”, o temor de que não sobreviva. O casal, de Guangdong, chegou a Nova York em 2019, para ele trabalhar num restaurante, emprego que perdeu com a pandemia. Foi o 66º caso de crime de ódio contra asiáticos em 12 meses, na cidade.

South China Morning Post, de Hong Kong, na mesma região chinesa, e New York Times, este com menos destaque, noticiaram a prisão do agressor.

À esq., Chloe Zhao, em foto da AFP para o ‘pool’ do Oscar; à dir., no Daily News, Yao Pan Ma em coma no hospital após agressão

Já Zhao Ting, nome chinês da diretora Chloe, de Pequim, foi para o alto das edições em mandarim do NYT e do Wall Street Journal com o destaque de que sua premiação foi censurada na rede social Sina Weibo.

Por outro lado, o Global Times, tabloide ligado à ala nacionalista do PC, publicou dois textos com elogios a Zhao, que no discurso saudou sua herança cultural citando um poema chinês, “San Zi Jing”.

No título da Bloomberg, “Zhao agora precisa ganhar a China”. O filme devia ter estreado no “maior mercado do mundo” no fim de semana, mas está “no limbo” desde que veio à tona uma declaração dela em 2013, dizendo que na China haveria “mentiras por toda parte”.

O Global Times, sublinha a Bloomberg, criticou a frase, mas se posicionou contra um veto. O problema não é tanto “Nomadland”, mas “Eternals”, filme de super-herói que ela dirigiu para a Marvel, da Disney, que depende do mercado chinês.

GUEDES CONTRA O ITAMARATY

Enquanto o ministro Paulo Guedes falava publicamente no Brasil que “chinês inventou o vírus” e tem vacina menos eficaz do que a americana Pfizer, o embaixador em Pequim, Paulo Estivallet de Mesquita, surgia em entrevista na direção oposta, na home do Global Times.

Na chamada, “Embaixador: Brasil confia na vacina produzida na China e espera que os laços mais fortes [entre os dois países] não sejam afetados pela esfera política dos EUA”.

VACINA DERRUBA COVID NA RÚSSIA

Pouco antes da troca de acusações entre a Anvisa e o fundo russo que financia a Sputnik V, o Financial Times noticiava que "Infecções diminuem na Rússia, conforme país aumenta ritmo de vacinação". Também as mortes estão caindo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.