Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Jornais europeus e da AL temem pela democracia no Brasil

Financial Times, El País, Guardian e o colombiano El Espectador publicam editoriais contra ameaças de Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No rastro do Washington Post, dois jornais londrinos publicam editoriais em reação às ameaças à democracia brasileira. Sob o título "O presente dos generais para o Brasil", o Financial Times acredita que os "comandantes deram um impulso à democracia ao permanecerem leais à Constituição".

Mas reconhece que "Bolsonaro demonstrou repetidamente pouca consideração pela democracia" e que, "à medida que sua popularidade e suas perspectivas de reeleição diminuem, aumenta o risco de apostar num desafio aberto à democracia".

Já o Guardian produziu o editorial "Jair Bolsonaro: Um perigo para o Brasil e para o mundo", dizendo que o "presidente de extrema direita deu rédea solta à Covid-19 e à destruição da Amazônia" e "agora parece que planeja se agarrar [ao poder] não importa o que eleitores queiram".

O espanhol El País deu sua opinião no final de semana, sob o título "O Brasil se radicaliza" (acima), alertando que "Bolsonaro quer que as Forças Armadas respaldem suas políticas extremistas". Também em português.

E o colombiano El Espectador publicou "Bolsonaro agita os quartéis no Brasil", também questionando a tentativa de interferência:

"A tendência autoritária, especialmente aquela que busca reverter o caráter institucionalista das Forças Armadas, põe em risco a estabilidade democrática da potência continental."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.