Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu União Europeia Rússia

Angela Merkel, não Boris Johnson, 'é o melhor amigo dos EUA no mundo'

Secretário de Estado alinha Washington a Berlim, não Londres, que tenta forçar confronto com Moscou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Komsomolskaya Pravda e Daily Mail, tabloides de Moscou e de Londres, exploraram ao longo do dia as cenas na costa da Crimeia, confirmando os tiros russos de advertência contra o navio de guerra britânico.

Houve ameaças de parte a parte, inclusive do primeiro-ministro Boris Johnson, destacado no Times londrino. Já em Berlim, ao lado de Angela Merkel, o secretário de Estado, Antony Blinken, declarou, sem mencionar o que acontecia:

"Os Estados Unidos não têm melhor amigo no mundo do que a Alemanha."

Saiu por agências e no site Politico, observando que causaria "inveja entre autoridades britânicas, que se gabam de 'relação especial' com os EUA". Convidada por Joe Biden, Merkel vai à Casa Branca no dia 15.

Ela defendeu retomar as reuniões de cúpula da União Europeia com Vladimir Putin, no rastro daquela de Biden com o presidente russo. Mas em Londres, do Daily Mail até o Financial Times, a manchete foi para a reação contrária da Letônia —e da Ucrânia.

MERKEL COMEÇA A SE DESPEDIR

De Süddeutsche a Frankfurter Allgemeine Zeitung, a imprensa alemã destacou o último relato da chanceler ao parlamento, "sóbrio e rotineiro". Abordou a pandemia (acima, "Nós demos, como UE, uma resposta extraordinária a uma crise extraordinária") e as relações com a Rússia.

Levou seu escolhido para a sucessão, Armin Laschet.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.