Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

China abre centenário com espetáculo unindo Mao, Deng e Xi

Série de eventos destacados pela mídia chinesa culmina na quinta, com discurso de líder chinês na praça Tiananmen

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O telejornal da estatal CCTV, principal rede chinesa, dedicou 19 minutos ao espetáculo "A Grande Jornada" na noite de segunda (28), no Ninho de Pássaro, em Pequim. Pode ser visto na principal plataforma chinesa de vídeos longos, Bilibili, e já está no YouTube (abaixo).

A apresentação, que não foi transmitida ao vivo, retratou passagens dos cem anos do Partido Comunista, com Xi Jinping destacado na plateia, junto com outros líderes, inclusive uma mulher. Em projeção ao fundo do palco, vídeos iam surgindo com, entre outros, Mao Tse-tung e Deng Xiaping, aplaudidos no estádio —e no material editado.

No destaque do South China Morning Post, "Xi não falou, mas a sua liderança foi ressaltada com um segmento no final, exaltando 'a forte liderança do Comitê Central do Partido Comunista com o camarada Xi Jinping em seu núcleo' desde 2012".

Na terça, foi a vez da entrega da recém-criada medalha de 1º de Julho a 29 comunistas, pelos quais falou uma professora, Zhang Guimei. Xi discursou, como reproduzido na íntegra pelo Diário do Povo e noticiado na CCTV e no Global Times:

"Nos últimos 100 anos, nosso partido se comprometeu a cumprir sua missão original. Uniu e conduziu o povo na abertura de um grande caminho, realizando conquistas, forjando o espírito e acumulando experiências. Escreveu um capítulo magnífico na história do desenvolvimento da nação chinesa e do progresso da sociedade humana. Geração após geração de comunistas compuseram canções heróicas de sofrimento e dedicação em sua luta pela independência e libertação nacional, pela prosperidade e felicidade do país."

O maior evento será na quinta (1º), o dia do centenário, com discurso de Xi na praça Tiananmen e transmissão ao vivo, segundo a Xinhua.

DE LESTE A OESTE

Nas últimas semanas e dias, já vinha sendo divulgada uma série de feitos chineses, por veículos ligados ao PC como o Global Times, como o início das operações da hidrelétrica de Baihetan, "a maior em construção no mundo"; a abertura da ponte Tiaoshun, ligando Zhanjiang a Guangdong e Hong Kong, e da estrada de ferro ao Tibet; além da descoberta de petróleo e gás em Xinjiang.

Também os taikonautas na estação espacial, inclusive falando com Xi, e as imagens recorrentes do robô Zhurong em Marte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.