Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

'Assediado' por Lula nas pesquisas, Bolsonaro faz 'demonstração de força'

NYT fala em 'prelúdio para tomada de poder', WSJ vê campanha de reeleição e FT alerta que 'turbulência' espanta investidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem destacar imagem, a home page do New York Times noticiou que as "Manifestações pró-Bolsonaro podem ser prelúdio para tomada de poder, dizem críticos". No texto:

"Assediado por queda nas pesquisas e por investigações, Bolsonaro convocou apoiadores a se manifestar em todo o país, numa demonstração de força que críticos temem que possa ser um prelúdio para tomada de poder. Tentou retratar ministros do Supremo como vilões dissimulados que preparam o cenário para o retorno de seu arquirrival, Lula."

Outros veículos americanos, como Washington Post e o portal Drudge Report, foram pela mesma linha.

Mas o próprio WaPo, junto com NY Post, Forbes, Daily Beast, The Hill e o site da Fox News, deu mais atenção para Jason Miller, o ex-assessor de Donald Trump detido por três horas, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, para responder sobre "atos antidemocráticos".

'FARIA LIMA AVENUE'

O Financial Times (acima) destacou que as "Manifestações pró-Bolsonaro colocam Brasil no limite", apontando sua queda nas pesquisas e a perspectiva de derrota "por larga margem para seu principal rival, Lula".

Acrescentou que, "na avenida Faria Lima, versão brasileira de Wall Street, os executivos admitem discretamente que a turbulência está diminuindo o apetite para investir na maior economia da AL".

SÓ CAMPANHA

Já o Wall Street Journal, em cobertura mais contida, tratou os atos como "preparação para a campanha de reeleição", dizendo serem "uma demonstração de força para o líder de direita antes da votação em que ele enfrentará o desafiante esquerdista em ascensão", Lula.

PELOTÃO DE FUZILAMENTO

As manifestações repercutiram de europeus, com o Guardian ressaltando os pedidos de "golpe e pelotão de fuzilamento", a latino-americanos, com o La Nación chamando para a "ameaça golpista".

E desta vez também o chinês Global Times levou o noticiário à home.

AFP

MAIS GOLPE

No terceiro golpe em cinco meses na África ocidental, pelas contas do NYT (com a foto, de soldados na capital), a Guiné agora é comandada por um coronel, que passou a ocupar manchetes preocupadas na China e na Rússia, que têm investimento em minério no país.

O Global Times, do editor Hu Xijin, já questiona o papel de Washington no episódio —embora descreva o quadro como "administrável".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.