Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu União Europeia

Governo alemão deve seguir 'pragmático' entre EUA e China

Eleição é manchete do New York Times ao Guancha, de Xangai, mas expectativa é de que nada mude, em política externa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A dividida eleição alemã, na manchete ansiosa do Le Monde, da França, maior aliada da Alemanha, faz esperar "nova coalizão para o Natal".

Foi destaque de domingo dos Estados Unidos à China, apesar dos avisos de que não há grande diferença entre social-democratas e conservadores, sobretudo em relação à política internacional.

No New York Times, "na frente externa, ambos buscariam a continuidade no crescente comércio da Alemanha com a China e no posicionamento sobre a Rússia, incluindo o gasoduto Nord Stream 2".

Aliás, "os EUA pressionaram por uma postura mais dura com a China, mas a Alemanha sob Angela Merkel foi relulante, e isso não deve mudar sob um governo liderado por seu partido ou pelos social-democratas".

No chinês Guancha, também no alto da home, "levará algum tempo para se conhecerem as cores e as visões políticas do novo governo", o que só deve ocorrer quando a formação do gabinete for concluída.

"No entanto", acrescenta, "no que diz respeito às relações com a China, as atitudes dos partidos negro [conservadores] e vermelho [social-democratas] são muito pragmáticas".

No dizer do Politico Europe, "Quem será o próximo ministro do exterior? Ninguém se importa". Em seus 16 anos, Merkel "tomou o controle total da política internacional" para o chanceler.

EXAUSTOS

Na manchete do financeiro alemão Handelsblatt (acima), seja quem for o novo chanceler, "mais de 70% por cento não votaram no partido do futuro chefe de governo".

Para o jornal, "os dois grandes partidos estão exauridos em termos de conteúdo e de pessoas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.