Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Lula, que ensaia retorno, vai 'trazer o Brasil junto com ele?', pergunta NYT

Segundo o jornal americano, 'épica ascensão e queda parecia paralela à do Brasil', que 'agora ele quer liderar novamente'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na home de sábado, com foto, o New York Times destaca a chamada "O presidente Lula está ensaiando um retorno. Ele pode trazer o Brasil junto com ele?" (reprodução abaixo). O texto do correspondente Ernesto Londoño é publicado na página 9 deste domingo.

Na legenda da foto tirada por Mauricio Lima, "A épica ascensão e queda da carreira política de Luiz Inácio Lula da Silva parecia paralela à do Brasil, país que governou duas vezes como presidente. Agora ele quer uma chance de liderar novamente".

Do texto, que não ouviu o ex-presidente:

"Uma série de vitórias nos tribunais restaurou seu direito de concorrer ao cargo, permitindo que Lula defenda novamente que é o único caminho para uma nação que luta contra o aumento da fome, da pobreza e do aprofundamento da divisão política. 'Temos total certeza de que é possível reconstruir o país', disse, recentemente."

O correspondente ouviu a ex-ministra e ex-presidenciável Marina Silva:

"Enquanto milhões de brasileiros foram tirados da pobreza e da desigualdade sob seu governo, muitos dos projetos que Lula pôs em marcha, argumentam críticos, eram insustentáveis, perdulários e contaminados pela corrupção. 'Eles não fizeram o que era preciso para o país, mas o que era preciso para se manter no poder ', disse Marina Silva.' Os fins justificam os meios.'"

Ouviu também o ex-procurador Deltan Dallagnol, agora político:

"Dallagnol disse que os governos de Lula e Rousseff possibilitaram 'um padrão de corrupção estrutural e sistêmica'. Acrescentou que os bilhões que as empresas concordaram em devolver aos cofres do governo, e os depoimentos de réus que confessaram, mostraram 'que a corrupção virou um meio de governar o país'."

O FAMOSO BOLSA FAMÍLIA ACABOU

Por diversos veículos nos EUA e pelo mundo, a agência Reuters despachou que a "Câmara aprova substituição do famoso Bolsa Família". O programa foi "um esteio da política social brasileira por quase duas décadas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.